Uma série de workshops do Projeto HEARTS
- CIS-Iscte
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O projeto HEARTS (Higher Education Action Response for Trauma Support, 2023-1-ES01-KA220-HED-000158841) dinamizou uma série de três workshops-piloto entre fevereiro e abril de 2025, concebidos para promover a saúde mental e o bem-estar na comunidade do ensino superior do Iscte. Destinadas a estudantes de mestrado, estudantes de doutoramento e a um grupo misto de ambos, esta série de workshops visava promover ambientes académicos mais saudáveis através dos princípios da diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Workshop 1: Promover a Justiça Social no Ensino Superior: Um Workshop sobre Competências Interculturais
O primeiro workshop, intitulado “Competências de Justiça Social”, foi especificamente concebido para estudantes de mestrado do programa de Psicologia das Relações Interculturais. Este projeto-piloto teve como objetivo dotar os/as participantes de competências essenciais para navegar nas dinâmicas interculturais, desafiar as desigualdades e promover ambientes inclusivos, tais como os que encontram no ensino superior.
Dinamizadas por Sandra Roberto, Gustavo Aybar e Carla Moleiro, as sessões combinaram quadros teóricos, exercícios interativos e estudos de casos do mundo real para explorar temas como:
Consciência intercultural.
Migração, identidade e dinâmicas de poder
Inclusão e interseccionalidade LGBTQ+
Estratégias para promover a saúde mental e a justiça social
Através de debates, apresentações multimédia e atividades de grupo, as pessoas participantes refletiram sobre os seus próprios preconceitos, envolveram-se com diversas perspetivas e desenvolveram competências práticas para criar espaços mais equitativos na academia e não só. O workshop sublinhou a importância da empatia, da escuta ativa e da mudança sistémica na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Workshop 2: Diversidade, Equidade e Inclusão nas Práticas de Investigação: Promover o bem-estar desde a participação na investigação até às equipas de investigação"
Esta segunda série de workshops envolveu o pessoal académico na análise crítica da forma como os princípios da Diversidade, Equidade e Inclusão podem transformar as práticas de investigação. Através de sessões interativas, os/as participantes exploraram quadros práticos para incorporar considerações de DEI em todas as fases de investigação, desde a conceção inicial do estudo até à sua implementação. Os workshops centraram-se particularmente no desenvolvimento de metodologias que não só reforçam o rigor da investigação, mas também promovem ativamente o bem-estar dos participantes na investigação e dos membros da equipa.
Mediados por Carla Moleiro e Gustavo Aybar, os workshops criaram um espaço envolvente de reflexão e desenvolvimento de competências. Os participantes exploraram as complexidades da avaliação da diversidade em várias dimensões e examinaram a forma como as dinâmicas de poder sistémico influenciam as práticas de investigação. Através de metodologias interativas, os participantes desenvolveram estratégias para enfrentar estes desafios no seu trabalho.
Um dos pontos principais foi a tradução da sensibilização em ação. As sessões equiparam os e as investigadores/as com ferramentas para criar estudos mais inclusivos, desde a conceção de questionários culturalmente sensíveis até à implementação de processos de recrutamento equitativos. As pessoas participantes também examinaram a forma de cultivar ambientes inclusivos nas equipas de investigação, reconhecendo que a diversidade de perspetivas reforça tanto o processo como os resultados do trabalho académico.
O workshop sublinhou que a investigação inclusiva não é apenas uma obrigação ética, mas uma componente fundamental de um estudo rigoroso. Ao centrarem-se nos princípios da DEI, investigadores/as podem produzir um trabalho que reflita e sirva verdadeiramente as diversas comunidades, criando ao mesmo tempo espaços académicos mais equitativos.

Projeto-piloto 3: PhD Wellness: Promover a saúde mental e o bem-estar no ensino superior utilizando o PhotoVoice
O workshop piloto final, organizado por Gustavo Aybar e Carla Moleiro, centrou-se na abordagem dos desafios únicos de bem-estar enfrentados por estudantes de doutoramento. Esta sessão intensiva de dois dias proporcionou doutorando/as um espaço de reflexão para examinar as pressões académicas e ferramentas práticas para melhorar a sua saúde mental ao longo do percurso de investigação.
O workshop introduziu aos participantes o PhotoVoice, um poderoso método qualitativo que combina fotografia e narração de histórias para documentar experiências vividas e defender a mudança. Através desta abordagem, os/as participantes examinaram tanto as pressões como as possibilidades dos estudos de doutoramento, com especial incidência no ambiente académico do Iscte.
Os principais tópicos abordados foram as questões sistémicas que afetam a saúde mental de estudantes de doutoramento, incluindo os obstáculos burocráticos, a falta de apoio estruturado para novos estudantes e o conhecimento limitado dos recursos disponíveis. Os/as participantes também identificaram influências positivas e potenciais soluções, utilizando a fotografia para captar simbolicamente estas perspetivas contrastantes.
No segundo dia, o workshop passou à ação. As pessoas participantes organizaram as suas fotografias em exposições temáticas, criando narrativas que destacavam necessidades como um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, sistemas de orientação mais fortes e melhor acesso a serviços de saúde mental. Estas histórias visuais serviram como reflexões pessoais e apelos à mudança institucional.
As fotografias tiradas por estudantes e funcionários/as do Iscte serão apresentadas na conferência “BeWell-Iscte: Um Olhar Sobre a Saúde e Bem-Estar”, a 19 de maio, no âmbito das celebrações da Semana Europeia da Saúde Mental.
Observações finais
Estes workshops representam apenas o início do compromisso do Projeto HEARTS em promover espaços académicos mentalmente saudáveis e equitativos. Agradecemos profundamente a todas as pessoas participantes cuja abertura e envolvimento tornaram estes diálogos tão impactantes. Para saber mais sobre as nossas iniciativas ou participar em futuros programas, visite o website do projeto HEARTS.
Texto de Gustavo Aybar/HEARTS team at Iscte

