top of page

Provas Públicas de Doutoramento de Elena Piccinelli

  • Writer: CIS-Iscte
    CIS-Iscte
  • 6 days ago
  • 2 min read

Updated: 3 days ago


Elena Piccinelli, estudante do Doutoramento em Psicologia, defenderá a tese intitulada "Subtle, but not innocuous: The role of perceived discrimination within the psychological acculturation process of immigrant women". As provas públicas estão agendadas para o dia 6 de maio de 2025, às 10:00 na Sala de Provas, B327 (Edifício 4) do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. E online através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/7441410132

Alterações de sala e ligação Zoom poderão ser atualizadas no site do Iscte.


Resumo:

No mundo todo, migrantes frequentemente experienciam discriminação, um fator de estresse importante no processo aculturação psicológica. Contudo, a investigação tem negligenciado a forma única como a discriminação subtil e explícita se manifestam. Esta tese, através de três estudos apresentando metodologias diversificadas e novas conexões teóricas, procurou (a) sistematizar a literatura sobre discriminação percebida (subtil e explícita) e a aculturação psicológica de imigrantes de primeira geração (Estudo 1), (b) adotar uma abordagem interseccional intracategorial para examinar qualitativamente (Estudo 2) e quantitativamente (Estudo 3) as experiências de uma população imigrante (mulheres de primeira geração da Comunidade de Países de Língua Portuguesa) em um contexto pós-colonial de receção (Portugal) pouco investigados. No Estudo 1, uma revisão de escopo (k = 143) identificou conceitos, medidas e evidências sobre discriminação percebida e aculturação psicológica. Os resultados enfatizaram o efeito prejudicial da discriminação percebida; porém, revelaram um panorama ciêntifico fragmentado, onde a discriminação subtil é pouco investigada, e é conceptualizada e operacionalizada inconsistentemente. No Estudo 2, dez grupos focais (N = 52) exploraram as experiências de discriminação subtil das mulheres imigrantes. A análise temática, sob a perspetiva de microagressões e discurso pós-colonial, ilustrou as suas manifestações e natureza sistémica. O Estudo 3 forneceu evidências correlacionais (N = 690) e, em parte, longitudinais (N = 135) para os efeitos adversos da discriminação subtil, além da discriminação explícita, na adaptação psicológica, sociocultural e cognitiva. Ao abordar lacunas cruciais, esta tese destaca a necessidade de investigações, políticas e intervenções reconhecerem o efeito prejudicial da discriminação subtil na aculturação psicológica. 


Membros do júri:

  • Nicolas Geeraert (University of Essex)

  • Anca Minescu (University of Limerick)

  • Sven Waldzus (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa)

  • Christin-Melanie Vauclair (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa)

 
 

CONTACT

CIS-Iscte

Centre for Psychological Research

and Social Intervention

Avenida das Forças Armadas, 40

1649-026 Lisboa, Portugal

Iscte-Conhecimento e Inovação, Ed. 4, Sala B123

Telefone: +351 210 464 017 

Email: cis@iscte-iul.pt

Institutional Affiliation

Logo Iscte

Funding

Logo FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

CIS-Iscte is  funded by FCT through the program "Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D", with the reference UIDB/03125/2020, DOI: 10.54499/UIDB/03125/2020.

Digital_PT_4C_V_FC_RP.png
Logo of the HR Excellence in Research Award (positive version)
bottom of page