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Provas Públicas de Doutoramento de Cristiane Souza



Cristiane Souza, doutoranda do Programa Doutoral em Psicologia, defenderá a sua tese intitulada "Declarative memories in interaction: Episodic system engagement in semantic-based encoding and retrieval". As provas públicas (em português) estão agendadas para o próximo dia 24 de março às 14:00 no auditório B104 do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.




Resumo

Memórias episódicas (mais contextuais) e semânticas (mais abstratas) aparecem frequentemente dissociadas na literatura. Recentemente, a interdependência entre estes sistemas de memória ganhou interesse renovado, mas os seus aspetos funcionais e estruturais ainda requerem esclarecimento. Este trabalho aborda a interdependência entre memórias episódicas e semânticas, examinando o envolvimento do sistema episódico na codificação e recuperação de conhecimento conceptual enriquecido com representações episódicas (tipicidade de itens; nomes próprios). Duas tarefas de memória manipularam o conhecimento conceptual (esquemas versus tipicidade; nomes comuns versus nomes próprios) durante a codificação ou recuperação, em amostras de jovens adultos saudáveis e amostras com limitações ou deterioração episódica (idosos; indivíduos autistas). Examinámos também a dinâmica da interdependência dos sistemas episódico e semântico com medidas neurofisiológicas. Em sete artigos a) revimos, produzimos e normalizámos materiais estímulo, e mostrámos b) que sistemas episódicos e semânticos interagem ao processar conhecimento conceptual apoiado em representações episódicas, c) a relevância do sistema episódico e suas conexões nessa interdependência, evidenciando que adultos mais velhos e indivíduos autistas são menos eficientes no uso da atipicidade dos itens para melhorar a recuperação episódica, e que adultos mais velhos foram capazes de usar informações esquemáticas para compensar perdas episódica, d) a natureza episódica de nomes próprios e, e) a dissociação funcional e neural entre processos de base semântica e episódica e sua interdependência. Este trabalho informa abordagens neuro-cognitivas de modelos de interação de memórias declarativas e categorização, apresenta contributos para contextos de avaliação e intervenção, e estimula modelos abrangentes de diagnóstico precoce e reabilitação de memória.

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