Dia Mundial do Combate ao Bullying e Cyberbullying 2025
- CIS-Iscte
- 3 days ago
- 2 min read
O Dia Mundial do Combate ao Bullying e Cyberbullying é assinalado anualmente a 20 de outubro. O CIS-Iscte assinala esta data recordando resultados de investigação sobre estes fenómenos, numa época em que a presença digital é cada vez mais prevalente.

Em 2024, foi divulgado o relatório do projeto TURN_ON HELP, liderado pela investigadora Raquel António e financiado pela Fundação “la Caixa”. A investigação, que contou com as investigadoras Carla Moleiro e Rita Guerra, teve como objetivo compreender o cyberbullying contra diferentes grupos minoritários, nomeadamente jovens LGBTQIA+ e jovens Negros/as. Os resultados indicaram que as respostas de bystanders (i.e., pessoas que assistem a este tipo de incidentes) variam consoante o alvo do cyberbullying, com uma diferença notável nas intenções de ajuda entre os incidentes de cyberbullying dirigidos a jovens LGBTI+ e Negros/as: era prestada menos ajuda a uma pessoa jovem LGBTQIA+ que é alvo de cyberbullying do que a uma pessoa Negra que seja alvo do mesmo tipo de comportamento.
As mesmas investigadoras tinham já estudado a prevalência do cyberbullying em Portugal durante a pandemia COVID-19, tendo publicado os resultados também em 2024. Os dados de dois questionários, realizados em 2020 e 2021, revelaram que a maioria dos participantes tinha sofrido cyberbullying, associado a sintomas de sofrimento psicológico (e.g., tristeza e solidão). Por outro lado, pessoas alvo de cyberbullying que reportaram níveis mais elevados de apoio parental e social apresentaram níveis mais baixos de sintomas de sofrimento psicológico.
O CIS-Iscte reconhece os impactos negativos do (cyber)bullying e a importância de criar espaços seguros para todas as pessoas, especialmente aquelas que, pertencendo a grupos mais vulneráveis, estão em maior risco de ser alvo deste tipo de violência.
Para mais informações, pode pesquisar os seguintes recursos: