Desenhar cidades mais “verdes” e inclusivas para todas as idades: Reflexões do workshop final do GreenCity4Aging
- CIS-Iscte

- 7 days ago
- 2 min read
O Workshop Final do projeto GreenCity4Aging realizou-se a 24 de outubro de 2025 no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. O evento juntou investigadores/as, técnicos/as e decisores/as políticos/as para debater os efeitos dos passeios verdes urbanos na mobilidade, integração social e perceções sobre o envelhecimento.

A sessão de abertura contou com representantes do Iscte, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), do CIS-Iscte e do ISTAR-Iscte, que assinalaram o valor da colaboração entre o meio académico e as organizações sociais na criação de cidades sustentáveis e inclusivas para todas as idades. Em seguida, a equipa do GreenCity4Aging apresentou as principais conclusões do projeto sobre a relação entre os espaços verdes e o bem-estar das pessoas idosas.
A primeira mesa redonda, intitulada "Growing Older, Living Greener: A Gerontological Perspective" (Envelhecer, viver de forma mais ecológica: uma perspetiva gerontológica), contou com uma palestra de Moritz Hess (Hochschule Niederrhein, Alemanha). O debate, moderado por Sibila Marques (CIS-Iscte), contou com as contribuições de Teresa Marat-Mendes (DINÂMIA'CET-Iscte) e Ana Louro (IGOT – Universidade de Lisboa), que refletiram sobre as ligações entre o envelhecimento, a sustentabilidade ambiental e o planeamento urbano. A segunda mesa redonda, intitulada "New Forms of Mobility: Cycling Infrastructure & Behaviour Change" (Novas formas de mobilidade: infraestruturas para ciclistas e mudança de comportamentos), contou com a participação do orador principal Willem Snel (Mott MacDonald, Países Baixos). O debate, moderado por André Samora-Arvela (ISTAR-Iscte), contou com a participação de Bruno Maia (EMEL – Empresa Municipal de Estradas, Estacionamento e Mobilidade de Lisboa) e Rosa Félix (IST – Instituto Superior Técnico), e centrou-se nas novas formas de mobilidade sustentável e na promoção da bicicleta como meio de transporte urbano.
© 2025 Fernando Pineza | Iscte
No período da tarde, Sibila Marques (CIS-Iscte) apresentou uma síntese dos resultados do projeto, seguida por Filomena Gerardo (SCML), que descreveu o processo de envolvimento dos participantes e as dimensões sociais e comunitárias do projeto. A mesa redonda final, intitulada A última mesa-redonda, “Equidade em Movimento: Participação Pública e Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, contou com a keynote de Pedro Homem Gouveia (Polis Network). O painel, moderado por Sara Eloy (Universidade de Antuérpia/ISTAR-Iscte), incluiu Pedro Nave (Câmara Municipal de Lisboa), Mário Alves (Associação Estrada Viva) e Elisabete Arsénio (Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC), que discutiram estratégias para tornar as cidades mais equitativas, participativas e acessíveis para as populações mais velhas.
O evento encerrou com uma reflexão conjunta sobre os desafios futuros da promoção de cidades verdes e amigas das pessoas idosas, salientando a importância da colaboração entre universidades, autarquias e sociedade civil.
© 2025 Fernando Pineza | Iscte
























