CIS-Iscte lança manual de casos clínicos “Saúde em Equidade”
- CIS-Iscte
- 4 days ago
- 2 min read
Na data em que que se assinala o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio, o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) lança o e-book “Saúde em Equidade: Manual de casos clínicos para profissionais de saúde em contextos de diversidade cultural” em acesso aberto.
Organizado pelas investigadoras Carla Moleiro (CIS-Iscte) e Sandra Roberto (CIS-Iscte; Instituto Piaget), este e-book resulta de um trabalho conjunto da equipa do projeto “Saúde em Igualdade”, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI PT/2019/FAMI/439) e que inclui também investigadoras do CIES-Iscte. Este projeto teve como objetivo formar profissionais de saúde para a promoção e a integração efetiva de migrantes através da prestação de cuidados de saúde de qualidade e sensíveis à diversidade cultural, constituindo-se assim como forma de combate à discriminação.
No âmbito do projeto, diversos profissionais de saúde partilharam casos clínicos concretos que representam dificuldades na prestação de cuidados de saúde a pessoas migrantes, que vão desde as barreiras linguísticas até à adaptação de dietas com base na diversidade religiosa. Agora compilados neste manual, poderão servir de base para promover práticas mais inclusivas na prestação de cuidados de saúde.
Para além de casos clínicos nas áreas da saúde materno-infantil, saúde mental, doença aguda e atendimento urgente, e acompanhamento de doenças crónicas, o livro inclui um conjunto de estratégias-chave que poderão ser adotadas por diversos profissionais de saúde, incluindo da medicina, da enfermagem e da psicologia, entre outras.
Carla Moleiro considera este manual “mais uma ferramenta para a promoção da equidade no contexto da prestação de cuidados de saúde”, salientando também a necessidade de formar profissionais para reduzir desigualdades na saúde de migrantes.
O manual está disponível em acesso aberto no repositório do Iscte: http://doi.org/10.15847/cis.saude.equidade