top of page
Edifício 4_janeiro 2024c.jpg

O CIS EM NÚMEROS

52 INVESTIGADORES/AS

A nossa equipa de especialistas é composta por 52 membros integrados e 7 investigadores colaboradores.

56 DOUTORANDOS/AS

O Doutoramento em Psicologia do Iscte capacita para a investigação autónoma e inovadora em Psicologia.

+1.5M€/ANO

Entre 2018 e 2023, o nosso centro de investigação assegurou mais de 10M €.

21 NACIONALIDADES

A diversidade de origens culturais e de experiências promove um ambiente científico rico.

CIS em Números

SOBRE

Sobre o CIS

HISTÓRIA DO CIS-ISCTE

Fundado em 1989, o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) tem registado um percurso notável, transformando-se num pólo prestigiado de investigação psicossocial em Portugal e no mundo.

Primeiros anos Fundado em 1989, o CIS-Iscte (na altura CIIS) integrou as unidades de investigação do Iscte centrando-se na área da psicologia social. Em 1991, constituiu-se como um centro de investigação independente, sem fins lucrativos, com sede no Iscte, dedicado ao desenvolvimento da investigação, da intervenção social e da formação científica no quadro mais vasto das ciências sociais. Com o tempo, o CIS-Iscte ganhou reputação como centro de referência em Psicologia Social, atraindo financiamento público e privado para os seus projetos de investigação. Acompanhando o crescimento e desenvolvimento do Iscte como Universidade, a ligação do CIS ao ensino superior também cresceu, com uma estreita ligação à Escola de Ciências Sociais e Humanas e o Departamento de Psicologia do Iscte.

Expansão das Áreas de Atuação

Ao longo dos anos, baseando-se nos seus princípios fundamentais, a missão do CIS-Iscte evoluiu para refletir e abordar os desafios contemporâneos e os paradigmas de investigação emergentes. O compromisso do centro em produzir investigação de excelência e impactos nos processos psicológicos sociais manteve-se inabalável, mas com um âmbito alargado, integrando diferentes níveis de análise e abordagens metodológicas, bem como sinergias com outras disciplinas. Esta ênfase na colaboração interdisciplinar solidificou a posição do CIS-Iscte como um centro de excelência reconhecido internacionalmente, fomentando fortes parcerias de colaboração com organizações privadas e públicas e com especialistas internacionais de renome nas ciências sociais e da vida.

Ao longo da sua história, o CIS-Iscte tem também dado prioridade à formação de estudantes e jovens investigadores e investigadoras, apoiando o desenvolvimento das suas competências de investigação, internacionalização e carreira. A dedicação do CIS-Iscte à excelência na investigação, formação e impacto foi reafirmada pela sua classificação como "Excelente" na avaliação de 2019 das unidades de I&D nacionais pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

HOJE

Com um firme compromisso de abordar as complexidades do nosso mundo, o CIS-Iscte esforça-se por enfrentar os desafios societais, impulsionado pelos princípios e objectivos da Agenda 2030 da ONU, das Agendas Gémeas da UE com o Relatório de Prospetiva Estratégica para uma Europa mais Resiliente, da Agenda Nacional para o Ensino Superior e do Plano de Recuperação Económica e Resiliência para Portugal. Através da nossa abordagem multinível e teoricamente orientada, realizamos investigação básica, aplicada e psicológica que capacita indivíduos e comunidades, criando conhecimento que tem um impacto social positivo e duradouro.

Juntos, fazemos com que as sociedades prosperem através do poder transformador da Psicologia.

ORGANIZAÇÃO

DIREÇÃO

Organização

Carla Moleiro

Diretora

Susana Batel

Vice-Directora

David Rodrigues

Vice-Diretor

A Direção é responsável pela tomada de decisões estratégicas, pelo planeamento de atividades e pela gestão e atribuição de fundos para apoiar a investigação e as atividades dos estudantes de doutoramento. A Direção também apresenta relatórios regulares ao Iscte e às agências de financiamento sobre a investigação e as atividades do centro. A diretora do CIS-Iscte é nomeada pelo Conselho Científico e aprovada pelo Reitor do Iscte para um mandato de dois anos. O diretor nomeia dois directores adjuntos do Conselho Científico.
A Comissão Científica é composta por quatro membros eleitos pelo Conselho Científico. Esta comissão apoia e aconselha a Direção nas decisões estratégicas e de gestão e decide sobre a aceitação de novos membros.
O Conselho Científico é constituído por todos os membros efectivos do centro. O Conselho discute o orçamento anual e negoceia as prioridades para a utilização dos fundos disponíveis, orienta a organização dos grupos de investigação e define os principais objectivos estratégicos do centro de investigação.

COMISSÃO CIENTÍFICA

César Lima

Lígia Monteiro

Margarida Garrido

Rita Guerra

GESTÃO DE CIÊNCIA

Andreia Pólvora

Gestora de Ciência

Joana Pereira de Sousa

Gestora de Ciência

Nuno Ramos

Programas Doutorais

Pedro Simão Mendes

Comunicação de Ciência

Leonardo Veronez Sousa

Gestor de Ciência

Marina González

Gestora de Ciência

Sara Fernandes

Gestora de Ciência

COMPROMISSO DE ÉTICA

Comissão de Ética

A Comissão de Ética do CIS-Iscte tem uma missão crítica alinhada com os mais elevados padrões éticos do Iscte na investigação envolvendo seres humanos. O papel desta comissão é analisar os projetos de investigação acolhidos no CIS-Iscte relativamente a questões éticas, de acordo com as orientações (inter)nacionais para a realização de investigação em Psicologia. É missão da comissão assegurar que a investigação realizada no CIS-Iscte respeita a autonomia, salvaguarda a confidencialidade e defende a dignidade dos participantes humanos, garantindo o rigor e a integridade do processo de investigação.

COMISSÃO DE ÉTICA EM PSICOLOGIA

A Comissão de Ética do CIS-Iscte é composta por Carla Mouro, Eunice Magalhães, Marta Matos (presidente) e Oleksandr Horchak.

Saiba

mais

CONSELHO CONSULTIVO

O CIS-Iscte tem um Conselho Consultivo externo que reúne regularmente para discutir com a Direção e a Comissão Científica sobre as atividades e direções do centro. O Conselho Consultivo inclui cinco especialistas internacionais nos domínios científicos representados na unidade de investigação.

Conselho Consultivo

Hein de Vries

Maastricht University

Eva Green

University of Lausanne

Paul Leseman

Utrecht University

Dominic Abrams

University of Kent

Sonja Kotz

Maastricht University

bottom of page