top of page

Dia Internacional das Famílias

Instaurado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Internacional das Famílias é celebrado anualmente a 15 de maio. Em 2015, a ONU adotou também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), um conjunto de 17 objetivos que visam eliminar a pobreza, a discriminação, os abusos e as mortes evitáveis, combater a destruição ambiental e inaugurar uma era de desenvolvimento para todas as pessoas, em todo o lado. As famílias e as políticas e programas orientados para a família são vitais para a realização de muitos destes objetivos. Em 2023, a ONU propõe assinalar o Dia Internacional das Famílias sensibilizando para o impacto das tendências demográficas nas famílias.


No Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), o grupo de investigação Comunidade, Educação e Desenvolvimento (CED) explora o ajustamento psicossocial de crianças, adolescentes e famílias, considerando a qualidade das relações enquanto premissa central. Em diversas linhas de investigação, a equipa do CED realiza investigação referente à avaliação e intervenção de sistemas individuais e familiares, bem como contextos de educação formal e informal. Conversámos com duas investigadoras deste grupo de investigação que trabalham sobre o papel das famílias ao longo do desenvolvimento de crianças e jovens, para ficar a conhecer melhor o seu trabalho.


Joana Baptista (JB) é psicóloga e atualmente coordenadora do CED. Investiga, entre outros tópicos, os efeitos da qualidade dos cuidados relacionais no desenvolvimento de bebés e crianças em risco, como, por exemplo, em acolhimento residencial e familiar e nascidas prematuras.



Eunice Magalhães (EM), também psicóloga, tem desenvolvido investigação na área da proteção de crianças e jovens em risco e perigo, nomeadamente na área do acolhimento residencial e familiar.



O que é o acolhimento familiar e quais as (des)vantagens deste sistema em comparação com outros?

Como é que o conceito de família, particularmente no contexto do acolhimento familiar, se alinha com os temas e objetivos do Dia Internacional das Famílias?

Na vossa investigação, quais os desafios mais significativos enfrentados pelas famílias envolvidas no sistema de acolhimento e de que forma é que isso afeta o seu bem-estar geral?

Poderiam falar um pouco sobre abordagens ou programas inovadores que tenham sido, ou estejam a ser, implementados para reforçar as ligações familiares e a reunificação no âmbito do sistema de acolhimento?

Que alterações políticas ou legislativas consideram necessárias para melhorar o apoio e os resultados das famílias envolvidas em famílias de acolhimento, em conformidade com os objetivos do Dia Internacional das Famílias?

Neste dia comemorativo, que mensagem gostariam de deixar às famílias sobre a sua importância para o futuro de crianças e jovens?

© 2019 HUlki Okan Tabak | Unsplash

24 visualizações

Comments


bottom of page