top of page

CIS na Noite Europeia dos Investigadores 2023

O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa é parte do consórcio SCIEVER - Science for Everyone a par de outras universidades portuguesas, entre as quais a Universidade de Lisboa (coord.), para a organização da Noite Europeia dos Investigadores (NEI).


A edição de 2023 da NEI decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Lisboa, a 29 de setembro. Investigadores e investigadoras do CIS-Iscte envolveram-se com o público através de diversas atividades de Comunicação de Ciência.


Na atividade "Música para tod@s", o investigador César Lima e os seus estudantes de doutoramento, Ricardo Vilaverde, Aíssa Baldé e Rafael Ribeiro exploraram a emocionalidade da música com uma breve experiência e uma demonstração sobre o papel da música na criação de estados musicais em filmes, bem como uma demonstração sobre como as memórias relacionadas com música usualmente (mas nem sempre) seguem um padrão de socialização e emoções positivas. Mais tarde, as investigadoras Joana Baptista and Cláudia Camilo promoveram a interação com o público de todas as idades a partir da questão "O que é uma família?". Durante a atividade "Uma família para tod@s", as pessoas partilhavam a sua visão através de frases e/ou desenhos, criando um mural que serviu de base para a discussão do Acolhimento Familiar e do projeto All4Children. Finalmente, a investigadora Rita Guerra representou o Laboratório Associado SocioDigital Lab for Public Policy e desafiou adultos a identificar exemplos de discurso de ódio online através de um Quiz - "Serás melhor do que o algoritmo a detetar discurso de ódio?", apresentando o projeto kNOwHATE, que coordena.


Fotos por Sofia Rocha e Pedro Mendes





Para além disso, também a investigadora Elzbieta Bobrowicz-Campos representou o CIS na NEI (consórcio "Science Multiverse", coordenado pela INOVA+) em Coimbra. Elzbieta Campos e Filipa Ventura (UICISA:E- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) lideram o projeto Aequitas@DigiHealth e organizaram a oficina "Saúde digital para todos com todos", com atividades destinadas aos alunos dos diferentes níveis de ensino.



Foto disponibilizada por Elzbieta Campos


O CIS tem estado ativamente envolvido em iniciativas de comunicação de ciência como a NEI, na qual participa desde 2016.

33 visualizações

Comments


bottom of page