Aprendizagem, inclusão e sustentabilidade no pátio da escola
- Pedro Simão Mendes
- 19 de out. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 12 de mar.
Os primeiros anos de vida são de crítica importância para desenvolver competências cognitivas e sociais e para aprender. Promover a inclusão de crianças com necessidades educativas específicas (NEE) nesta fase, reunindo em contextos de aprendizagem crianças com e sem NEE, é crucial para assegurar uma sociedade inclusiva. Yard4All promoveu a inclusão de crianças com necessidades educativas específicas através da criação e gestão de hortas nos pátios escolares que desenvolveram competências matemáticas e científicas fora da sala de aula, bem como sustentabilidade, negócios, e marketing para crianças através de uma abordagem de modelo de pares (peer-to-peer).
Outro objetivo do projeto Yard4All - Using School’s yard for ALL child’s well-being and development foi investir na qualificação do ensino e aprendizagem, criando uma rede de escolas e organizações comunitárias inclusivas. Tudo isto foi desenvolvido e testado por um consórcio de 3 escolas, 2 universidades, 3 Organizações Não Governamentais, 1 fundação e 1 empresa.
Mais especificamente, o projeto visou:
melhorar a qualidade de aprendizagem das crianças, utilizando ambientes de aprendizagem e ensino não formais para: promover mais contacto social entre alunos com e sem NEE; desenvolver processos de aprendizagem inovadores orientados por currículos flexíveis;
reforçar as atitudes, aptidões e capacidades dos profissionais, proporcionando-lhes oportunidades de formação alinhadas com os objetivos políticos a nível nacional e local para uma educação inclusiva e sua compreensão;
utilizar um ambiente de aprendizagem alternativo - hortas nos pátios escolares - para criar uma metodologia inovadora para desenvolver as capacidades de matemática e ciências e outras competências (por exemplo, empreendedorismo e criatividade) de todas as crianças;
desenvolver os recursos existentes seguindo os princípios da permacultura na economia dos recursos hídricos, conservação do solo, ativação da fauna microbiológica e proteção contra pragas;
aumentar a participação dos pais e da comunidade através da organização de feiras locais de agro-produtos, a fim de angariar recursos financeiros para a sustentabilidade do projeto (venda de sementes e produtos, implementação dos princípios do Comércio Justo). O objetivo é utilizar o pátio da escola como ferramenta para aumentar as competências dos professores e unir todas as crianças. Esta é uma oportunidade para a educação formal (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e não formal, assim como para uma educação de qualidade e inclusiva..

Embora seja verdade que muitas escolas têm já uma horta para os seus alunos, principalmente para promover hábitos sustentáveis, a novidade do projeto Yard4All foi a introdução de um modelo de pares (peer-to-peer), no qual crianças sem NEE trabalharam como mentores para crianças com NEE, como forma de promover a inclusão e a interação social.
O projeto Yard4All foi implementado com o financiamento da Comissão Europeia pelo Programa Erasmus + (referência KA201-8A5F302D). Este projeto esteve ativo entre Setembro de 2019 e Agosto de 2022, e reuniu instituições de Portugal, Espanha, Roménia, Hungria, França, e Noruega. Durante este período, o projeto produziu cinco produtos intelectuais (Intellectual outputs, IO), nomeadamente:
IO1 - Plataforma Digital Aberta (isto é, o website do projeto)
IO2 - Modelo de apoio entre pares criança-criança
IO3 - Jogo de Negócios e Marketing para crianças
IO4 - Guia para a utilização de conceitos matemáticos no pátio da escola
IO5 - Guia para desenvolver conceitos científicos no pátio da escola
Todos os materiais estão disponíveis no website do projeto.
Resumo e exemplos dos IO (clique para expandir)
O IO2 foi desenvolvido tendo em conta a evidência científica da intervenção entre pares em diferentes contextos, e foi a característica chave do Yard4All. Espera-se que a aplicação de um modelo peer-to-peer traga benefícios para as crianças com e sem NEE. Por exemplo, pode promover amizades, aumentar os momentos de iniciação social, e o desenvolvimento de relacionamentos e redes para crianças com NEE enquanto aumenta a consideração e aceitação das diferenças individuais entre crianças sem NEE; crianças com NEE podem aumentar as suas conquistas e obter maior acesso ao currículo geral na escola, enquanto as crianças sem NEE aprenderão o respeito por todas as pessoas e estarão preparadas para a vida adulta numa sociedade inclusiva.
O Jogo de Negócios e Marketing (IO3) visa ensinar às crianças - de uma forma divertida - a análise de forças e fraquezas (análise SWOT), o estabelecimento de objetivos, a exploração de oportunidades, a reflexão sobre marketing sustentável através da aritmética, linguagem, biologia e engenharia. Existem diferentes jogos e atividades. Por exemplo, para conceitos de marketing digital, a atividade proposta é semelhante ao Jogo do Ganso (um jogo de tabuleiro), com os jogadores a tentarem chegar à casa final lançando dados. Enquanto avançam no jogo, os jogadores aterram em diferentes casas com tarefas específicas relacionadas com diferentes tópicos, tais como "Escolhe um nome original para a sua marca/campanha" ou "Desenha o teu logótipo".
No IO4, o guia baseia-se em ferramentas de mapas mentais, onde os estudantes tomam notas, utilizando palavras-chave e imagens nos quadros, através de um processo motivacional para promover a aquisição de aptidões e competências básicas em leitura, matemática e ciência. Este guia também propõe diferentes actividades, algumas das quais práticas, que exigem que as crianças interajam com a horta e façam contas (por exemplo, estimar o número de diferentes tipos de plantas e/ou vegetais; calcular o perímetro da horta). Estas atividades foram aplicadas no controlo do solo na horta, mas também nas vendas e no reinvestimento da horta.


Por último, o IO5 inclui orientações e materiais de formação para os profissionais explorarem o currículo científico no contexto das hortas escolares através da permacultura. Com atividades manuais na horta (por exemplo, mistura de composto com solo), e outras (por exemplo, desenho), as crianças são encorajadas a observar processos naturais e a refletir sobre conceitos científicos associados (por exemplo, "O composto protege a microbiota do solo e previne a erosão").
Para além destes produtos, o projeto desenvolveu uma Comunidade de Práticas que, através de reuniões on-line com professores e outros profissionais educativos, partilhou boas práticas e formação para implementar o projeto. Mais, alguns dos parceiros alargaram o impacto da horta da escola à sua comunidade. Por exemplo, na Roménia e na Hungria, as foram organizados mercados onde as crianças vendiam os produtos que cultivavam nas suas hortas. Em Portugal, o projeto foi recentemente divulgado na Noite Europeia dos Investigadores 2022, com atividades para crianças que visavam imitar as desenvolvidas nas hortas do Yard4All. Segundo a investigadora Joana Alexandre, do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), este projeto trouxe à luz experiências muito positivas promovendo a inclusão e a sustentabilidade em diferentes escolas através de ferramentas educativas não formais centradas na permacultura, bem como relações positivas e inclusivas entre crianças com e sem NEE. Dados qualitativos também mostraram que o projeto reforçou as atitudes, competências e capacidades dos professores e profissionais, proporcionando-lhes oportunidades de formação alinhadas com os objetivos políticos a nível nacional e local para a educação inclusiva e sua compreensão.

Para direções futuras, Joana Alexandre aponta a necessidade de testar o modelo de uma forma sistemática em mais escolas. Acrescenta ainda que a futura disseminação do projeto envolverá a promoção dos materiais produzidos noutras escolas e entidades educativas. A formação para a implementação destes modelos e materiais poderá ser outra estratégia a ser adotada.
