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Aprendizagem, inclusão e sustentabilidade no pátio da escola

  • Foto do escritor: Pedro Simão Mendes
    Pedro Simão Mendes
  • 19 de out. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 12 de mar.

Os primeiros anos de vida são de crítica importância para desenvolver competências cognitivas e sociais e para aprender. Promover a inclusão de crianças com necessidades educativas específicas (NEE) nesta fase, reunindo em contextos de aprendizagem crianças com e sem NEE, é crucial para assegurar uma sociedade inclusiva. Yard4All promoveu a inclusão de crianças com necessidades educativas específicas através da criação e gestão de hortas nos pátios escolares que desenvolveram competências matemáticas e científicas fora da sala de aula, bem como sustentabilidade, negócios, e marketing para crianças através de uma abordagem de modelo de pares (peer-to-peer).


Outro objetivo do projeto Yard4All - Using School’s yard for ALL child’s well-being and development foi investir na qualificação do ensino e aprendizagem, criando uma rede de escolas e organizações comunitárias inclusivas. Tudo isto foi desenvolvido e testado por um consórcio de 3 escolas, 2 universidades, 3 Organizações Não Governamentais, 1 fundação e 1 empresa.


Mais especificamente, o projeto visou:

  1. melhorar a qualidade de aprendizagem das crianças, utilizando ambientes de aprendizagem e ensino não formais para: promover mais contacto social entre alunos com e sem NEE; desenvolver processos de aprendizagem inovadores orientados por currículos flexíveis;

  2. reforçar as atitudes, aptidões e capacidades dos profissionais, proporcionando-lhes oportunidades de formação alinhadas com os objetivos políticos a nível nacional e local para uma educação inclusiva e sua compreensão;

  3. utilizar um ambiente de aprendizagem alternativo - hortas nos pátios escolares - para criar uma metodologia inovadora para desenvolver as capacidades de matemática e ciências e outras competências (por exemplo, empreendedorismo e criatividade) de todas as crianças;

  4. desenvolver os recursos existentes seguindo os princípios da permacultura na economia dos recursos hídricos, conservação do solo, ativação da fauna microbiológica e proteção contra pragas;

  5. aumentar a participação dos pais e da comunidade através da organização de feiras locais de agro-produtos, a fim de angariar recursos financeiros para a sustentabilidade do projeto (venda de sementes e produtos, implementação dos princípios do Comércio Justo). O objetivo é utilizar o pátio da escola como ferramenta para aumentar as competências dos professores e unir todas as crianças. Esta é uma oportunidade para a educação formal (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e não formal, assim como para uma educação de qualidade e inclusiva..

Pictures from the Alfornelos school garden (Portugal).
Pictures from the Alfornelos school garden (Portugal).


Embora seja verdade que muitas escolas têm já uma horta para os seus alunos, principalmente para promover hábitos sustentáveis, a novidade do projeto Yard4All foi a introdução de um modelo de pares (peer-to-peer), no qual crianças sem NEE trabalharam como mentores para crianças com NEE, como forma de promover a inclusão e a interação social.




O projeto Yard4All foi implementado com o financiamento da Comissão Europeia pelo Programa Erasmus + (referência KA201-8A5F302D). Este projeto esteve ativo entre Setembro de 2019 e Agosto de 2022, e reuniu instituições de Portugal, Espanha, Roménia, Hungria, França, e Noruega. Durante este período, o projeto produziu cinco produtos intelectuais (Intellectual outputs, IO), nomeadamente:


IO1 - Plataforma Digital Aberta (isto é, o website do projeto)

IO2 - Modelo de apoio entre pares criança-criança

IO3 - Jogo de Negócios e Marketing para crianças

IO4 - Guia para a utilização de conceitos matemáticos no pátio da escola

IO5 - Guia para desenvolver conceitos científicos no pátio da escola


Todos os materiais estão disponíveis no website do projeto.


Resumo e exemplos dos IO (clique para expandir)

O IO2 foi desenvolvido tendo em conta a evidência científica da intervenção entre pares em diferentes contextos, e foi a característica chave do Yard4All. Espera-se que a aplicação de um modelo peer-to-peer traga benefícios para as crianças com e sem NEE. Por exemplo, pode promover amizades, aumentar os momentos de iniciação social, e o desenvolvimento de relacionamentos e redes para crianças com NEE enquanto aumenta a consideração e aceitação das diferenças individuais entre crianças sem NEE; crianças com NEE podem aumentar as suas conquistas e obter maior acesso ao currículo geral na escola, enquanto as crianças sem NEE aprenderão o respeito por todas as pessoas e estarão preparadas para a vida adulta numa sociedade inclusiva.


O Jogo de Negócios e Marketing (IO3) visa ensinar às crianças - de uma forma divertida - a análise de forças e fraquezas (análise SWOT), o estabelecimento de objetivos, a exploração de oportunidades, a reflexão sobre marketing sustentável através da aritmética, linguagem, biologia e engenharia. Existem diferentes jogos e atividades. Por exemplo, para conceitos de marketing digital, a atividade proposta é semelhante ao Jogo do Ganso (um jogo de tabuleiro), com os jogadores a tentarem chegar à casa final lançando dados. Enquanto avançam no jogo, os jogadores aterram em diferentes casas com tarefas específicas relacionadas com diferentes tópicos, tais como "Escolhe um nome original para a sua marca/campanha" ou "Desenha o teu logótipo".


No IO4, o guia baseia-se em ferramentas de mapas mentais, onde os estudantes tomam notas, utilizando palavras-chave e imagens nos quadros, através de um processo motivacional para promover a aquisição de aptidões e competências básicas em leitura, matemática e ciência. Este guia também propõe diferentes actividades, algumas das quais práticas, que exigem que as crianças interajam com a horta e façam contas (por exemplo, estimar o número de diferentes tipos de plantas e/ou vegetais; calcular o perímetro da horta). Estas atividades foram aplicadas no controlo do solo na horta, mas também nas vendas e no reinvestimento da horta.



Children working on their school's garden
Children working on their school's garden


Interactive activity with drawings
Interactive activity with drawings

Por último, o IO5 inclui orientações e materiais de formação para os profissionais explorarem o currículo científico no contexto das hortas escolares através da permacultura. Com atividades manuais na horta (por exemplo, mistura de composto com solo), e outras (por exemplo, desenho), as crianças são encorajadas a observar processos naturais e a refletir sobre conceitos científicos associados (por exemplo, "O composto protege a microbiota do solo e previne a erosão").


Para além destes produtos, o projeto desenvolveu uma Comunidade de Práticas que, através de reuniões on-line com professores e outros profissionais educativos, partilhou boas práticas e formação para implementar o projeto. Mais, alguns dos parceiros alargaram o impacto da horta da escola à sua comunidade. Por exemplo, na Roménia e na Hungria, as foram organizados mercados onde as crianças vendiam os produtos que cultivavam nas suas hortas. Em Portugal, o projeto foi recentemente divulgado na Noite Europeia dos Investigadores 2022, com atividades para crianças que visavam imitar as desenvolvidas nas hortas do Yard4All. Segundo a investigadora Joana Alexandre, do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), este projeto trouxe à luz experiências muito positivas promovendo a inclusão e a sustentabilidade em diferentes escolas através de ferramentas educativas não formais centradas na permacultura, bem como relações positivas e inclusivas entre crianças com e sem NEE. Dados qualitativos também mostraram que o projeto reforçou as atitudes, competências e capacidades dos professores e profissionais, proporcionando-lhes oportunidades de formação alinhadas com os objetivos políticos a nível nacional e local para a educação inclusiva e sua compreensão.


Yard4All at the 2022 European Researchers' Night in Lisbon.
Yard4All at the 2022 European Researchers' Night in Lisbon.

Para direções futuras, Joana Alexandre aponta a necessidade de testar o modelo de uma forma sistemática em mais escolas. Acrescenta ainda que a futura disseminação do projeto envolverá a promoção dos materiais produzidos noutras escolas e entidades educativas. A formação para a implementação destes modelos e materiais poderá ser outra estratégia a ser adotada.


Resumo do projeto em 1 página
Resumo do projeto em 1 página

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