top of page

TranSoPsy: Uma proposta para um Mestrado Conjunto Erasmus Mundus

No passado dia 24 de outubro, o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) recebeu a visita de colegas da International Psychoanalytic University (IPU) Berlim, Prof. Thomas Kühn (Diretor da Psicologia do Trabalho e das Organizações), Carmen Scher (Diretora o Gabinete Internacional) e Yuliya Salauyova (Corrdenadora institucional Erasmus/Gestora do projeto TranSoPsy), para trabalhar na preparação do projeto TranSoPsy.


O TranSoPsy é um projeto da Erasmus Mundus Design Measure (EMDM), aprovado pela Comissão Europeia e cujo financiamento foi atribuído à instituição coordenadora IPU Berlim para desenhar um Mestrado Conjunto Erasmus Mundus na área da psicologia. O Iscte-IUL participa deste consórcio.

© fotos por Hugo Alexandre Cruz (clique aqui para ver mais)


De acordo com o sumário da proposta do projeto, a transformação digital e o aumento das redes de trabalho a nível global, a par com os atuais desafios ambientais exigem mudanças sociais em geral, e no mundo do trabalho em particular. Ultrapassar estes desafios implicará processos de transformação para uma liderança sustentável. Assim, o objetivo deste Mestrado Conjunto é qualificar os futuros profissionais com uma perspetiva sócio-psicológica orientada para a transculturalidade que possa integrar sistematicamente os diversos níveis de culturas (inter)nacionais, organizacionais e disciplinares envolvidas na resposta à complexidade dos processos de transformação das organizações e seus atores envolvidos, bem como os impactos psicossociais dessa transformação.


As instituições envolvidas no projeto TranSoPsy são:


Parceiros centrais:

IPU Berlin

ISCTE-IUL

Universidade de Pádua

Universidade de Estocolmo



Parceiros associados:

Universidade de Nîs

Universidade de Banja Luka

Universidade de Tallin

Universidade de ETH Zurich


A coordenação desta reunião de trabalho foi conduzida pela investigadora e vice-diretora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) Susana Batel, e organizada em conjunto com a gestora de ciência do CIS-Iscte Joana Sousa. Na sessão de boas-vindas também intervieram a Vice-reitora para a Internacionalização do Iscte-IUL, Maria das Dores Guerreiro, a Diretora do CIS-Iscte, Carla Moleiro, e o Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas, Diniz Lopes.

59 visualizações

Comments


bottom of page