top of page

O sabor da música

David Guedes, psicólogo e doutorando do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) partilhou recentemente parte do seu trabalho no podcast "Conversas de Boca".

Elsa Lamy, investigadora de Évora, organiza o podcast "Conversas de Boca" que é dedicado à partilha de investigação científica acerca da alimentação e dos alimentos.


© 2021 TimaMiroshnichenko | Pexels


No terceiro episódio do podcast, David Guedes falou da perceção multi-sensorial da música e de outros estímulos, incluindo os alimentos. Também mencionou a característica transmodal (cross-modal) da perceção, como por exemplo quando o nosso cérebro combina a cor e o sabor de uma fruta. O seu objetivo foi estudar como os sons se podem associar aos alimentos porque a perceção auditiva é frequentemente negligenciada na investigação destes tópicos.

David Guedes abordou vários exemplos: como o som associado à crocância pode influenciar a perceção do sabor; ou como o som ao abrir uma garrafa de vinho pode afetar a perceção da sua qualidade. Depois, foca-se na sua própria investigação, em que explora como é que as pessoas associam certas músicas com quatro modalidades do paladar (doce, ácido, salgado, amargo). Pode ouvir o episódio completo aqui.


38 visualizações

Comments


bottom of page