top of page

Novo projeto para apoiar a juventude rural na Europa obtém financiamento de relevo

O projeto FYI-R: Future Youth Information for Rural Areas (IG18213), liderado pelo Iscte com Francisco Simões como Representante Científico, recebeu a prestigiada COST Innovators Grant (CIG). Este importante financiamento tem como objetivo abordar os desafios prementes enfrentados pela juventude rural em toda a Europa, fornecendo ferramentas e conhecimentos cruciais às principais partes interessadas para a conceção de políticas e serviços orientados para o futuro.


 © 2023 Darya Grey_Owl | Pexels


As zonas rurais da Europa estão a sofrer alterações substanciais, com jovens entre os 18 e os 29 anos a depararem-se com desafios únicos, como oportunidades de emprego limitadas, serviços sociais cada vez mais escassos e resultados educativos e de emprego inferiores quando em comparação com jovens urbanos. Com base no trabalho da Ação COST 18213 - Rural NEET Youth Network - e no seu principal resultado, o Observatório Europeu da Juventude Rural (EURYO), o projeto FYI-R procura abordar estas questões através do desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de previsão estratégica. Esta toolbox propõe colmatar a falta de conhecimentos e de ferramentas identificados para conceber políticas orientadas para o futuro de diferentes partes interessadas a nível europeu, nacional, regional e local. O objetivo é ser um instrumento para antecipar e responder às necessidades e aspirações da juventude rural a estes níveis.


Francisco Simões, o líder deste CIG, explica que "a caixa de ferramentas FYI-R é proposta como um instrumento híbrido que combina um centro nacional de previsão, um inquérito permanente online, apresentações visuais de previsão relativamente a uma série de áreas críticas para jovens em meios rurais e relatórios personalizados para vários utilizadores finais". Esta abordagem inovadora será desenvolvida em conjunto com diferentes partes interessadas de 16 países europeus, de modo a satisfazer as necessidades e os contextos específicos de cada região.

 

As CIG desempenham um papel crucial na redução do desfasamento entre a investigação e a aplicação prática, promovendo o impacto no mercado, nos produtos, nos serviços e na sociedade. As CIG apoiam a aceleração dos avanços da investigação e são parte integrante do plano estratégico da COST no âmbito do Horizonte Europa.



24 visualizações

Comments


bottom of page