Noite Europeia dos Investigadores 2025
- CIS-Iscte
- 27 de ago.
- 3 min de leitura
O Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) volta à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que decorre a 26 de setembro de 2025 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em Lisboa. Entre dezenas de atividades científicas, os e as participantes da NEI terão a oportunidade de conhecer de perto alguns dos projetos desenvolvidos no CIS-Iscte. A entrada é livre.
À semelhança do ano passado, também a edição de 2025 da Noite Europeia dos Investigadores é dedicada ao tema Ciência para os Desafios Globais. O evento decorre entre as 17:00 e as 24:00 do dia 26 de setembro, entre o MUHNAC e o Jardim do Príncipe Real. Saiba mais sobre as atividades propostas pelo nosso centro de investigação:
Espaço Inclusão: Um jogo de tabuleiro cooperativo para promover a inclusão de crianças migrantes e celebrar a diversidade (17:00-20:30)
Investigadoras: Cecília Aguiar, Patrícia Arriaga, Theresa Zagers, Filipa Silva

Descrição da atividade: Pretende-se apresentar o jogo "Espaço Inclusão", um jogo de tabuleiro cooperativo desenvolvido no âmbito do Programa Europeu Erasmus+ + Educação e Formação, que visa promover a inclusão de crianças migrantes em ambientes educativos. Nesta atividade, as crianças embarcam numa aventura espacial, visitando três planetas, nos quais enfrentam desafios lúdicos e colaborativos que visam estimular competências socioemocionais e interculturais. Com o apoio de um facilitador/a, os/as jogadores/as partilham experiências, resolvem enigmas e criam mensagens inclusivas, enquanto exploram algumas tradições culturais. A participação ativa de todos/as é fundamental para avançar no jogo, reforçando a cooperação, a empatia e a valorização da diversidade. A atividade tem uma duração de 30 a 45 minutos e é adequada para crianças dos 6 aos 12 anos. O jogo é flexível e pode ser ajustado conforme o tempo disponível e as características dos/as participantes. Mais do que um jogo, "Espaço Inclusão" é uma ferramenta educativa que celebra a diversidade e visa promover comunidades mais inclusivas.

Vamos (Re)conectar Pessoas e Rios! (20:30-24:00)
Investigadoras: Maria Alba, Susana Batel, Regina Falcão e Lígia Figueiredo

Descrição da atividade: Teremos duas atividades a decorrer em paralelo, tendo em vista públicos diferentes:
Atividade 1 (crianças): A) Puzzle gigante com as bacias hidrográficas, rios e grandes barragens em Portugal (10min); B) Jogo Guardiões do Rio e do Ambiente: esta atividade consiste numa série de perguntas de escolha múltipla sobre rios e questões ecológicas relacionadas com a proteção do ambiente. No final, os/as participantes recebem um brinde numa ‘cerimónia oficial’ de investidura do título Guardiões dos Rios e do Ambiente (20min).
Atividade 2 (adultos): A) Quiz sobre a importância da conectividade fluvial para os ecossistemas, e do envolvimento das comunidades em processos de restauro fluvial. O quiz incluirá diferentes tipos de perguntas e atividades (15min). B) vídeo informativo sobre o projeto Rios Livres e os seus objetivos (5minutos). C) atividades finais (10 minutos) -Correio dos Rios – participantes podem eleger um rio e escrever-lhe uma carta; -Mapa das Barreiras Obsoletas - “E você? Consegue lembrar-se de alguma barreira que possa ser obsoleta, em Portugal Onde?”

Não perca esta oportunidade de se aventurar por todas as atividades que a Noite Europeia dos Investigadores tem para oferecer. O programa completo de todas as unidades de investigação do Iscte para a NEI 2025 está disponível no website do Iscte. O programa completo da NEI 2025 pode ser encontrado no website da organização.
Notas:
O projeto "KidLe - Playing for inclusion: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments" é financiado pela agência nacional Erasmus+ (Project Number: 2023-1-PT01-KA220-SCH-000154686).
O projeto "Processo de envolvimento de comunidades e grupos de interesse relativo à remoção de barreiras obsoletas e melhoria da conetividade dos rios na bacia do Alviela" insere-se numa parceria entre o CIS-Iscte, o DINÂMIA'CET-Iscte e o GEOTA no âmbito do programa "Rios Livres GEOTA" (que é atualmente financiado por pelas seguintes entidades: Donors Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems; Fundação Calouste Gulbenkian; Stichting European Open Rivers Programme; Prémio Dam Removal Europe 2023).