top of page

Noite Europeia dos Investigadores 2023

O Iscte-Instituto Universitário de Lisboa estará presente na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2023, que decorre já no próximo dia 29 de setembro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Entre as 17h00 e as 24h00, os participantes da NEI terão a oportunidade de conhecer de perto alguns dos estudos e projetos desenvolvidos em seis unidades de investigação do Iscte. A entrada é livre.


Investigadores e investigadoras do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) estarão no MUHNAC para partilhar os seus projetos e resultados de investigação. César Lima e seus estudantes de doutoramento falarão com pessoas de todas as idades sobre os efeitos da música no cérebro na atividade "Música para tod@s!"; Joana Baptista apresentará o projeto All4Children e convidará o público de todas as idades a descrever o que é uma família com a atividade "Uma família para todos"; Rita Guerra, coordenadora do projeto kNOwHATE, representará o Laboratório Associado SocioDigital Lab for Public Policy e desafiará adultos a identificar exemplos de discurso de ódio online através de um Quiz. Encontre informações detalhadas para estas atividades.


Música para tod@s! (17:30-19:00 and 20:00-21:00)


A música é uma ferramenta poderosa de inclusão social. É uma fonte de emoções positivas e de estímulo em crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, por exemplo; e é uma via de remoção de barreiras e de acesso à educação em projetos com comunidades desfavorecidas como o El Sistema. A música é uma fonte de identidade e participação na adolescência, e um recurso de imaginação, memórias e criatividade ao longo da vida. Nesta atividade faremos uma viagem ao cérebro musical, exploraremos o poder emocional da música, bem como algumas das razões que explicam a sua universalidade e prevalência da nossa vida – nomeadamente o ser uma ferramenta de aproximação ao outro, e de estar profundamente ligada às nossas competências de comunicação e expressão emocional.

Photo: © 2021 Erik Mclean | Unsplash

Uma família para tod@s! (19:00-20:00)


Os/as intervenientes vão ser inicialmente convidados a responder, de uma forma colaborativa e lúdica, à questão “o que é uma família?”, apresentando as suas respostas (e.g., desenhos, frases) num mural partilhado. As respostas dos/as intervenientes servirão, de seguida, de mote para uma reflexão acerca do conceito de família de acolhimento/acolhimento familiar, bem como para a divulgação do projeto ALL4Children (Ref. 2022.03592.PTDC)*, nomeadamente os seus objetivos, resultados e ferramentas desenvolvidas no seu âmbito.

Photo: © 2021 Mick Haupt | Unsplash

Serás melhor que o algoritmo a detetar discurso de ódio online? (21:00-23:00)


O discurso de ódio online é propagado em muitas redes sociais. O projeto kNOwHATE (CERV-2021-EQUAL)** propõe-se compreender o discurso de ódio online, detetá-lo automaticamente (através de um algoritmo) e combatê-lo. Neste Quiz, terás acesso a situações e comentários reais já analisados por anotadores humanos e desafiamos-te a identificá-los como sendo – ou não – exemplos de discurso de ódio online. Serás capaz?

Photo: © Yuri Arcurs | EnvatoElements

Não perca esta oportunidade de se aventurar por todas as atividades que a Noite Europeia dos Investigadores tem para oferecer. O programa completo de todas as unidades de investigação do Iscte para a NEI 2023 está disponível abaixo.

Notas:

* O projeto "All4Children - O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar para promover a qualidade das práticas em promoção e proteção em Portugal" é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto2022.03592.PTDC.

** O projeto "kNOwing online HATE speech: knowledge + awareness = Tackling Hate (kNOwHATE)" é financiado pela União Europeia (CERV-2021-EQUAL). No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelos mesmos.


67 visualizações

Comments


bottom of page