Mesa-redonda "Promover a Saúde mental no Ensino Superior"
- CIS-Iscte
- 15 de jun.
- 2 min de leitura
O grupo de investigação Saúde para todos (H4A) organiza uma mesa redonda para refletir e promover o diálogo sobre os desafios e possibilidades na promoção da saúde mental em contextos académicos. A sessão decorrerá a 26 de junho de 2025 na sala B226 do Edifício 4 do Iscte, entre as 12h00 e as 13h00, com possível participação online.

Sobre o evento
As preocupações com a saúde mental de estudantes universitários são uma questão cada vez mais premente no ensino superior. As instituições são chamadas a refletir criticamente e a agir proativamente para promover ambientes académicos que dêem prioridade ao bem-estar mental, à inclusão e aos cuidados. Esta mesa redonda, Promover a Saúde Mental no Ensino Superior, cria um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios e as possibilidades de promover a saúde mental em contextos académicos. Serão apresentados dois projetos de investigação em curso desenvolvidos em universidades portuguesas que abordam estas questões e que oferecem pistas sobre práticas inovadoras e estratégias institucionais.
A organização irá receber duas oradoras convidadas: A Professora Sibila Marques (CIS-Iscte) e a Professora Lara Guedes de Pinho (Universidade de Évora), que apresentarão dois projetos de investigação em curso desenvolvidos em universidades portuguesas que abordam estas questões e oferecem uma visão sobre práticas inovadoras e estratégias institucionais. Em conjunto, propõe-se explorar uma questão central: Como podemos co-criar espaços académicos mais saudáveis e inclusivos para todos?
Esta sessão, em inglês, faz parte da iniciativa PhD for PhD, organizada por estudantes de doutoramento do grupo de investigação H4A. Esta é uma sessão organizada por estudantes, para estudantes. O objetivo é promover ligações entre os interesses de investigação de estudantes de doutoramento e os temas discutidos no âmbito do grupo H4A. Todos os e as estudantes de doutoramento e investigadores/as de outros grupos do CIS estão convidados a juntar-se e a participar na discussão.
