top of page

Livro "NEETs in European Rural Areas" já disponível

Acaba de ser publicado o livro da Cost Action Rural NEET Youth Network coordenada pelo CIS-Iscte. Este livro, de acesso livre, é coeditado por Francisco Simões e aborda as características psicossociais dos jovens rurais que não trabalham, não estudam nem estão envolvidos em formação (NEET), os seus sistemas de apoio informais e formais, bem como as políticas públicas para melhorar as suas perspetivas.



"NEETs in European rural areas: Individual features, support systems and policy measures" é o título do livro co-editado por Francisco Simões, do CIS-Iscte, e Emre Erdogan, da Istanbul Bilgi University. O livro é um dos principais produtos da COST Action CA18213, Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion.


O livro Este livro aborda os desafios enfrentados pelos jovens que não trabalham, não estudam nem estão envolvidos em formação ou NEET (do inglês Not in Employment, Education, or Training) nas regiões rurais da Europa, colmatando uma lacuna significativa na literatura. Apesar da sua prevalência, os NEET rurais são frequentemente ignorados, apesar de as estatísticas revelarem percentagens mais elevadas de NEET em zonas rurais do que em zonas urbanas e suburbanas em toda a UE, bem como nos países da Europa do Sul e de Leste.


Este inquérito exaustivo identifica e analisa vários factores que influenciam o desenvolvimento e a inclusão social dos jovens nas zonas rurais. Analisa as características individuais dos jovens NEET das zonas rurais, examina a qualidade e a dinâmica das suas redes sociais informais e estruturas de apoio, avalia as características distintas da educação formal e não formal nas zonas rurais e avalia o papel dos serviços de emprego na prestação do apoio institucional necessário. Além disso, o livro explora o papel fundamental da conceção de políticas e dos paradigmas emergentes do desenvolvimento rural na promoção dos jovens vulneráveis nas zonas rurais europeias. Ao oferecer um novo modelo de análise e compreensão do desenvolvimento pessoal e da integração social dos NEET rurais, os contributos deste volume estabelecem um novo padrão para a compreensão deste grupo demográfico.


Como recurso seminal, o livro não só consolida o conhecimento existente sobre os NEET rurais, como também inspira novas agendas de investigação sobre o tema da juventude rural vulnerável na Europa. Além disso, informa os quadros políticos relacionados com a educação, o emprego e o bem-estar social nas zonas rurais, com o objetivo de enfrentar os desafios e promover o crescimento inclusivo.


O lançamento deste livro constitui um marco significativo na compreensão e abordagem das complexidades dos NEET nas zonas rurais europeias, preparando o terreno para políticas melhoradas e intervenções direccionadas para apoiar a população jovem marginalizada nestas regiões. Para além do plano de criação do Observatório da Juventude NEET Rural, a equipa desta Ação COST está atualmente a organizar a conferência final do projeto, que terá lugar em Bruxelas, a 12 de março de 2024.

34 visualizações

Comments


bottom of page