top of page

Inauguração do Iscte-Conhecimento e Inovação

O Iscte-Conhecimento e Inovação albergará unidades de investigação e produção de conhecimento, de transferência de tecnologia e de investigação interdisciplinar. A inauguração teve lugar na manhã do dia 20 de novembro de 2023, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, e do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O CIS-Iscte já está em funções no novo edifício (Sala 123, no 1º piso da ala B) que é o novo centro para a I&D do Iscte e alojará mais de mil investigadores e investigadoras e centenas de projetos. Muitos deles foram apresentados no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia em formato de Dia Aberto, destacando a transferência de conhecimento e tecnologia que caracteriza a investigação interdisciplinar em curso na instituição.

© 2023 Hugo Cruz | Iscte


Iscte's rector, Maria de Lurdes Rodrigues highlighted os três projetos que já estão a ser desenvolvidos no âmbito do Iscte-Conhecimento e Inovação. Um pretende revolucionar a partilha de dados de saúde na Europa; outro combater os discursos de ódio online; e o terceiro usar recursos digitais para articular iniciativas entre grupos sociais e municípios.

“Qualquer um destes três projetos, como muitos outros que irão ser lançados e desenvolvidos, mostram o potencial de interface que o “Iscte – Conhecimento e Inovação” possui para cruzar as áreas das engenharias, tecnologias e arquitetura com as ciências sociais e comportamentais, a economia e a gestão”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte. “Este centro é a concretização em Lisboa dos conceitos académicos, arquitetónicos e urbanísticos da ‘Universidade sem muros’, os quais promovem a interação da academia com o tecido social e económico envolvente”.


Aqui poderá encontrar algumas fotos das nossas investigadoras e nossos investigadores que apresentaram os seus projetos neste Dia Aberto, nas áreas da Educação (ADN Socioemocional 2.0), Saúde (AMR-EDUCare), Trabalho (Track-IN), New Bauhaus (GreenCity4Aging), e Inclusão e Igualdade (kNOwHATE).

© 2023 Hugo Cruz/Carla Moleiro | Iscte



53 visualizações

Comments


bottom of page