“Faz da Inclusão a Tua Regra”

Atualizado: há 40 minutos
A nossa investigadora Rita Guerra (CIS-Iscte) participou no debate realizado no âmbito do lançamento da campanha “Faz da Inclusão a Tua Regra”, que teve lugar no passado dia 30 de setembro, na Casa do Brasil de Lisboa.
Durante a sua intervenção, Rita Guerra destacou a força das narrativas pessoais enquanto instrumentos capazes de estimular a empatia e a tomada de perspetiva, aproximando quem vê a campanha das experiências vividas por outras pessoas. Sublinhou, contudo, os desafios éticos associados à exposição pública destas experiências, alertando para o risco de backlash e para a possível amplificação de discursos discriminatórios dirigidos às pessoas e comunidades já alvo dessas práticas.
Na sequência do encontro, foi agora publicado o artigo “Discriminação ou Cultura de Pobreza? Reflexões a partir do lançamento da campanha ‘Faz da Inclusão a Tua Regra’”, que reúne algumas das principais questões e reflexões partilhadas durante o evento.
Pode aceder ao artigo completo aqui


@Rede DLBC Lisboa, 2026



