Estudante orientada por investigadoras do CIS-Iscte vence prémio de melhor paper
- CIS-Iscte

- 8 de out.
- 1 min de leitura
O artigo “Towards a Typology of Prompts for Human-AI Interaction: Mapping Intent and Complexity with Lay Users” recebeu o Prémio de Melhor Paper (Best Paper Award) na 12th International Conference on Multimedia and Human Computer Interaction (MHCI 2025).

Marijose Páez Velázquez é estudante do Mestrado em Ciências das Emoções do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e este trabalho de investigação foi supervisionado pelas investigadoras do CIS-Iscte Elzbieta Bobrowicz-Campos e Patrícia Arriaga. O CIS-Iscte felicita a equipa de investigação por esta conquista.
O estudo estabelece uma base empírica para investigar tipos de interação comparáveis em termos de complexidade entre utilizadores leigos e agentes conversacionais alimentados por grandes modelos de linguagem (LLM). Em última análise, este estudo contribui para o avanço da investigação na área da interação humano-IA, oferecendo um conjunto validado de prompts adequados para investigar a dinâmica da confiança, respostas emocionais e outros conceitos-chave na Interação Humano-Computador (HCI). O trabalho encontra-se em acesso aberto (aqui), e a sua apresentação, cedida pela equipa de investigação, pode ser vista abaixo (em inglês).







