Equipa do projeto READy dinamiza ação de formação sobre desenvolvimento da literacia e o impacto das tecnologias digitais na leitura
- CIS-Iscte
- 24 de jun.
- 1 min de leitura
O projeto Erasmus+ READy - Addressing Disparities in Literacy Acquisition (Project Number: 2024-1-IT02-KA220-SCH-000250672) organiza em julho de 2025 um curso para professores/as.

Focado no desenvolvimento da literacia, o curso dinamizado pelo READy contará com duas sessões, a 9 e 16 de julho. A primeira sessão foca-se nos fatores de risco e proteção individuais e societais; já a segunda é dedicada aos fatores cognitivos de risco e proteção e ao impacto das ferramentas digitais na leitura.
Esta ação de formação pretende assim explorar os fatores de risco e de proteção que influenciam a aquisição precoce das competências de literacia, considerando tanto as características individuais das crianças como os fatores contextuais mais amplos. Serão abordados os determinantes como o papel da memória de trabalho, da atenção seletiva e sustentada e de outras funções executivas na aprendizagem, bem como o potencial de ferramentas digitais para a prática educativa. A formação proporcionará uma abordagem baseada na evidência científica e nas metodologias pedagógicas ativas, capacitando os e as participantes para identificar precocemente dificuldades e implementar estratégias de promoção da literacia.
Docentes das várias escolas do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, membro do READy, demonstraram grande interesse, tendo esgotado todas as vagas disponíveis neste curso.

