top of page

Dois projetos do CIS-Iscte na Noite Europeia dos Investigadores 2024

O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, através do Iscte- Conhecimento & Inovação, integra o consórcio SCIGLO - Science for Global Challenges com outras universidades portuguesas e é coordenado pela Universidade de Lisboa para a organização da Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

© 2024 Sofia Rocha | Iscte


A edição de 2024 da NEI teve lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em Lisboa, no dia 27 de setembro. Investigadores/as do CIS-Iscte interagiram com o público em diferentes atividades de Comunicação de Ciência, com o apoio do nosso responsável pela Comunicação de Ciência.


Com a atividade “À descoberta do(s) açúcar(es)”, os investigadores Marília Prada e David Guedes juntaram-se à investigadora do Ispa Magda Saraiva para apresentar o seu projeto LessSugar4Kids, financiado pela Fundação 'la Caixa' (SR23-00271). Das 17:00 às 20:30, a equipa de investigação pediu aos e às participantes que respondessem a um questionário sobre os seus conhecimentos acerca do açúcar, desafiando as pessoas a medir as suas próprias doses de cereais de pequeno-almoço. Por fim, as pessoas eram confrontadas com a dose recomendada dos produtos, a sua informação nutricional e as recomendações da OMS sobre o consumo de açúcar.


Photos courtesy of Sofia Rocha and Pedro Mendes


Mais tarde, e até à meia-noite, a equipa de investigação do projeto Time-to-Engage, financiado pela FCT e pela Fundação 'la Caixa' (SR23-00290), ocupou o stand do CIS-Iscte. A sua atividade, “Tecnologias Digitais sem Idade: Caminhos para a Inclusão Digital na Saúde” foi facilitada pelas investigadoras Elzbieta Campos e Cristina Camilo, pelos bolseiros Christofthe Fernandes e Rita Medeiros e pela investigadora Elsa Pegado (CIES-Iscte). Os e as participantes da NEI foram convidados a marcar uma consulta médica num website que tentava simular as dificuldades sentidas por pessoas mais velhas ao lidarem com as novas tecnologias e plataformas digitais relacionadas com a saúde. Em seguida, avaliavam esta experiência, tendo a equipa de investigação aproveitado para sensibilizar para esta questão e fornecer informações sobre o projeto.


Photos courtesy of Pedro Mendes and Christofthe Fernandes


O CIS-Iscte tem estado ativamente envolvido em iniciativas de Comunicação de Ciência como a NEI, na qual participamos desde 2016. Estes esforços refletem o empenho contínuo da instituição em colmatar o distanciamento entre a investigação científica e a sociedade. Ao fomentar a interação direta com a comunidade, o CIS-Iscte aumenta a sensibilização para questões sociais importantes, promovendo o pensamento crítico e a tomada de decisões informadas. Este envolvimento sustentado na disseminação pública garante que o conhecimento científico continua a desempenhar um papel fundamental na abordagem dos desafios globais, reforçando o valor da investigação na criação de um futuro mais informado e equitativo para todas as pessoas.

8 visualizações

Comentarios


bottom of page