Curso de Formação de Professores "Processos Neuronais, Dificuldades de Aprendizagem e o Impacto da Tecnologia Digital no Desenvolvimento Infantil"
- CIS-Iscte
- 19 de mai.
- 1 min de leitura
O projeto Erasmus+ READy - Addressing Disparities in Literacy Acquisition (Project Number: 2024-1-IT02-KA220-SCH-000250672) organiza a 16 de junho de 2025, pelas 14:00 (hora de Lisboa), um curso online gratuito para professores. A investigadora do CIS-Iscte Joana Baptista integra a Comissão Científica do evento.

Resumo: A formação explora a interligação entre as dificuldades de aprendizagem, os processos neuronais e as questões psicossociais das crianças, com estratégias de apoio escolar. Além disso, examina os efeitos da tecnologia digital no desenvolvimento da leitura e na saúde mental, fornecendo ferramentas para uso consciente na sala de aula.
Programa:
14:00-16:00: Prof. Paavo Leppänen, Professor no Departamento de Psicologia da Universidade de Jyväskylä (JYU, Finlândia) e Diretor do Centro de Excelência para as Dinâmicas da Aprendizagem e Investigação em Intervenção (InterLearn)
Visão atual das dificuldades de aprendizagem como perturbações multidimensionais e multifatoriais
Conhecimentos atuais sobre a relação entre as dificuldades de aprendizagem e as dificuldades psicológicas posteriores
Fatores que afetam esta relação
16:00-18:00: Prof.a Susannah Otieno-Leppänen, Investigadora principal do projeto europeu Transformação Digital para a Inclusão da NeuroDiversidade em África e na Ásia (AAN-DI).
Tempo excessivo de ecrã
Interações online
Utilização de redes sociais
Registo e mais informações no site do projeto: https://readyreading.eu/online-transnational-trainings.php