top of page

COST Association em visita ao Iscte

No passado dia 19 de março de 2024, a COST Association visitou o Iscte para um dia dedicado às oportunidades desta linha de financiamento.


© 2024 Hugo Cruz | Iscte


As Ações COST são iniciativas de constituição de redes de investigação internacionais financiadas no âmbito do programa Horizonte Europa. Pela sua natureza, estas redes permitem a criação de massa crítica para o desenvolvimento de investigação sobre temas inovadores e são ferramentas particularmente úteis para o desenvolvimento de carreira de jovens investigadores.


Durante a manhã desta visita, foram organizados workshops para os gestores de ciência destes projetos em Portugal. O objetivo principal foi a partilha de informações e conhecimentos entre os gestores de ciência, envolvendo pessoas com diferentes níveis de experiência neste tipo de financiamento. Foram revisitadas as regras de gestão dos projetos COST e identificados os desafios mais comuns na gestão destes projetos no contexto português. Estiveram representadas 6 instituições de diversos pontos do país, incluindo o Minho, Coimbra e Lisboa.


© 2024 Hugo Cruz | Iscte


Em coordenação com a Linha Temática 2 do SocioDigital Lab - Promoting Inclusion, Equality and Citizenship, a COST Association organizou ainda uma Info Session sobre as Ações COST durante a tarde deste dia para toda a comunidade do Iscte.


© 2024 Hugo Cruz | Iscte



A primeira parte da Info COST Session dinamizada por Camencita Malimban, administrative officer da Associação COST, permitiu dar a conhecer os elementos fundamentais de uma ação COST (processo de candidatura, eligibilidade, instrumentos de colaboração disponibilizados por uma Ação desta natureza, financiamento).

© 2024 Hugo Cruz | Iscte



A segunda parte da sessão contou com um testemunho de Francisco Simões (CIS-Iscte) sobre a sua experiência como Chair da Rural NEET Youth Network, uma ação COST que terminará em abril de 2024. Este testemunho incluiu uma partilha sobre o processo de construção da proposta, a sua implementação e os tipos de impactos conseguidos.

© 2024 Hugo Cruz | Iscte


A visita da Associação COST ao Iscte enfatizou a importância de redes de colaboração como as ações COST no apoio a jovens investigadores/as e no avanço da inovação. A adoção de iniciativas deste tipo promete um futuro melhor para o avanço da ciência e o desenvolvimento da sociedade.

26 visualizações

Comments


bottom of page