top of page

POLICY BRIEF: SUSTAINMEALS

  • Foto do escritor: Pedro Simão Mendes
    Pedro Simão Mendes
  • 20 de mar. de 2023
  • 7 min de leitura

Atualizado: 12 de mar.

Refeições escolares mais saudáveis e mais sustentáveis


Resumo

O SUSTAINMEALS – Sustainable School Meals é um projeto desenvolvido para promover uma mudança em grande escala para refeições mais saudáveis e sustentáveis de base vegetal. O projeto focou-se em variáveis individuais e em variáveis partilhadas ao nível dos contextos de refeição para encorajar essa transição. Direcionado aos serviços de refeições das escolas públicas, o projeto seguiu a aprovação de uma lei que obriga à inclusão de refeições de base vegetal na restauração escolar. O projeto foi realizado em duas fases: primeiro, mapeando barreiras e facilitadores da transição; depois, concebendo um conjunto de ferramentas baseadas em evidência para a transição. O projeto baseia-se em conclusões da equipa de investigação nos tópicos do consumo ou substituição de carne, dietas de base vegetal, mudança de comportamento, política alimentar, e sustentabilidade. Os resultados do projeto podem informar diversas áreas e diversos públicos interessados em promover a vida sustentável e a melhoria da saúde através de escolhas alimentares.

© 2020 CDC | Unsplash

Introdução

Os hábitos alimentares são complexos e moldados por vários fatores, incluindo o meio social, a disponibilidade de alimentos e a sua estrutura organizacional, o gosto pessoal, e a familiaridade com certos alimentos. Para promover uma mudança para sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, é necessário um esforço coordenado de várias entidades, incluindo agências governamentais, sociedade civil, organizações de saúde e ambientais, e outros intervenientes no mercado. Este esforço deve ser orientado por um programa de investigação abrangente que proporcione uma compreensão unificada de como diminuir o consumo de carne e promover dietas de base vegetal.


Isto é particularmente crítico quando se consideram as barreiras à adoção de dietas de maior base vegetal e o facto de que muitas pessoas não estão dispostas a reduzir o consumo de a carne, mesmo reconhecendo os benefícios de uma dieta de maior base vegetal. Para enfrentar este desafio, a abordagem do projeto SUSTAINMEALS - Sustainable School Meals considerou tanto fatores individuais como fatores sociais mais amplos, combinando os conhecimentos nas áreas da Psicologia e da Sociologia em tópicos que abrangem desde os determinantes sensoriais e emocionais da preferência alimentar à segurança alimentar.


O SUSTAINMEALS foi conduzido no ICS-ULisboa em parceria com o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e foi financiado pelo Programa Lisboa 2020, Portugal 2020, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Lisboa-01-0145-FEDER-029348), e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/PSI-GER/29348/2017).

Abordagem e Resultados

Conclusão

Implicações e Recomendações

Documento de 1 página sobre o SUSTAINMEALS
Documento de 1 página sobre o SUSTAINMEALS

Faça download do documento abaixo:






Texto escrito por Pedro Simão Mendes (Gestor de Comunicação de Ciência)

Contacto

CIS-Iscte

Centro de Investigação e Intervenção Social

Avenida das Forças Armadas, 40

1649-026 Lisboa, Portugal

Iscte-Conhecimento e Inovação, Sala B123

Telefone: +351 210 464 017 

Email: cis@iscte-iul.pt

Afiliação Institucional

Logo Iscte

Financiamento

LOGO FCT 2022 A.png

O CIS-Iscte é financiado pela FCT através do programa "Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D", com a referência UIDB/03125/2020, DOI: 10.54499/UIDB/03125/2020.

Digital_PT_4C_V_FC_RP.png
Logo of the HR Excellence in Research Award (positive version)
bottom of page