top of page

POLICY BRIEF: SUSTAINMEALS

Refeições escolares mais saudáveis e mais sustentáveis


Resumo

O SUSTAINMEALS – Sustainable School Meals é um projeto desenvolvido para promover uma mudança em grande escala para refeições mais saudáveis e sustentáveis de base vegetal. O projeto focou-se em variáveis individuais e em variáveis partilhadas ao nível dos contextos de refeição para encorajar essa transição. Direcionado aos serviços de refeições das escolas públicas, o projeto seguiu a aprovação de uma lei que obriga à inclusão de refeições de base vegetal na restauração escolar. O projeto foi realizado em duas fases: primeiro, mapeando barreiras e facilitadores da transição; depois, concebendo um conjunto de ferramentas baseadas em evidência para a transição. O projeto baseia-se em conclusões da equipa de investigação nos tópicos do consumo ou substituição de carne, dietas de base vegetal, mudança de comportamento, política alimentar, e sustentabilidade. Os resultados do projeto podem informar diversas áreas e diversos públicos interessados em promover a vida sustentável e a melhoria da saúde através de escolhas alimentares.

© 2020 CDC | Unsplash

Introdução

Os hábitos alimentares são complexos e moldados por vários fatores, incluindo o meio social, a disponibilidade de alimentos e a sua estrutura organizacional, o gosto pessoal, e a familiaridade com certos alimentos. Para promover uma mudança para sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, é necessário um esforço coordenado de várias entidades, incluindo agências governamentais, sociedade civil, organizações de saúde e ambientais, e outros intervenientes no mercado. Este esforço deve ser orientado por um programa de investigação abrangente que proporcione uma compreensão unificada de como diminuir o consumo de carne e promover dietas de base vegetal.


Isto é particularmente crítico quando se consideram as barreiras à adoção de dietas de maior base vegetal e o facto de que muitas pessoas não estão dispostas a reduzir o consumo de a carne, mesmo reconhecendo os benefícios de uma dieta de maior base vegetal. Para enfrentar este desafio, a abordagem do projeto SUSTAINMEALS - Sustainable School Meals considerou tanto fatores individuais como fatores sociais mais amplos, combinando os conhecimentos nas áreas da Psicologia e da Sociologia em tópicos que abrangem desde os determinantes sensoriais e emocionais da preferência alimentar à segurança alimentar.


O SUSTAINMEALS foi conduzido no ICS-ULisboa em parceria com o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e foi financiado pelo Programa Lisboa 2020, Portugal 2020, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Lisboa-01-0145-FEDER-029348), e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/PSI-GER/29348/2017).

Abordagem e Resultados

Conclusão

Implicações e Recomendações

Documento de 1 página sobre o SUSTAINMEALS

Faça download do documento abaixo:

Policy Brief - Sustainmeals_portugues
.pdf
Download PDF • 159KB


98 visualizações

Comments


bottom of page