top of page

CIS-Iscte é parceiro em projeto Erasmus+ para promover a saúde mental de estudantes

O CIS-Iscte é parceiro no projeto HEARTS: Higher Education Action Response for Trauma Support, liderado pela Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha). Este projeto foi recentemente financiado pelo programa Erasmus+ através da ação “KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education” num total de 250 000 €.


No Iscte, a investigadora responsável pelo projeto é Carla Moleiro, do CIS. Para além do Iscte, os parceiros no consórcio são: Università ta Malta (Itália), Università degli Studidi Cagliari (Itália), Consorzio per la Ricerca e L’Educazione Permanente Torino (Itália), International Union for Health Promotion and Education (França).


Este projeto tem como objetivo co-desenvolver e testar métodos inovadores e estratégias de cooperação para a promoção da saúde mental no ensino superior. Através da experiência transdisciplinar dos parceiros do projeto, pretende-se desenvolver workshops, conferências e campanhas de sensibilização junto dos staff e estudantesdas cinco universidades. Estas ações pretendem aumentar a qualidade da promoção da saúde mental, atender às necessidades comuns, promover a inclusão de grupos vulneráveis, criar ambientes de aprendizagem inclusivos e desenvolver capacidades para a cooperação transnacional através de abordagens culturalmente sensíveis, digitalmente relevantes e baseadas na comunidade, utilizando estruturas internacionais de promoção da saúde.

© 2023 Hugo Cruz | Iscte


O consórcio do projeto trabalhará no desenvolvimento de um guia de integração e campanhas de sensibilização em inglês, espanhol, português e italiano. Para além disso, espera envolver centenas de estudantes e profissionais da educação superior nas diversas ações de formação e, com isso, sensibilizar cerca de 40 000 estudantes e staff das cinco universidades relativamente à promoção da saúde mental. O início do projeto está previsto para janeiro 2024.








31 visualizações

Commentaires


bottom of page