top of page

Antiga estudante do Doutoramento em Psicologia do Iscte colabora em publicação sobre autocuidado de cuidadores informais

  • Foto do escritor: CIS-Iscte
    CIS-Iscte
  • 15 de jul.
  • 1 min de leitura

Ângela Romão, Doutorada em Psicologia pelo Iscte, contribuiu recentemente para uma publicação nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) intitulada Vamos falar sobre Autocuidado dos Cuidadores Informais.

ree

O documento salienta a importância de apoiar o bem-estar de cuidadores e cuidaoras informais que, segundo dados avançados na publicação, apresentam 51% mais risco de desenvolver depressão e 38% mais risco de sofrer de ansiedade. Apesar disso, apenas 4 em cada 10 cuidadores/as informais procuram ajuda psicológica. Amplamente disseminada nos canais oficiais da OPP e divulgada em órgãos de comunicação social, a publicação serve como uma valiosa ferramenta para sensibilizar a população e fornecer estratégias para as pessoas que cuidam dos seus entes queridos.


Atualmente, Ângela Romão é bolseira de investigação no âmbito de um projeto liderado por Luísa Lima (CIS-Iscte), dando continuidade ao seu trabalho na área da psicologia da saúde e comunitária.

Contacto

CIS-Iscte

Centro de Investigação e Intervenção Social

Avenida das Forças Armadas, 40

1649-026 Lisboa, Portugal

Iscte-Conhecimento e Inovação, Sala B123

Telefone: +351 210 464 017 

Email: cis@iscte-iul.pt

Afiliação Institucional

Logo Iscte

Financiamento

LOGO FCT 2022 A.png

O CIS-Iscte é financiado pela FCT através do programa "Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D", com a referência UIDB/03125/2020, DOI: 10.54499/UIDB/03125/2020.

Digital_PT_4C_V_FC_RP.png
Logo of the HR Excellence in Research Award (positive version)
bottom of page