Antiga estudante do Doutoramento em Psicologia do Iscte colabora em publicação sobre autocuidado de cuidadores informais
- CIS-Iscte
- 15 de jul.
- 1 min de leitura
Ângela Romão, Doutorada em Psicologia pelo Iscte, contribuiu recentemente para uma publicação nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) intitulada Vamos falar sobre Autocuidado dos Cuidadores Informais.
O documento salienta a importância de apoiar o bem-estar de cuidadores e cuidaoras informais que, segundo dados avançados na publicação, apresentam 51% mais risco de desenvolver depressão e 38% mais risco de sofrer de ansiedade. Apesar disso, apenas 4 em cada 10 cuidadores/as informais procuram ajuda psicológica. Amplamente disseminada nos canais oficiais da OPP e divulgada em órgãos de comunicação social, a publicação serve como uma valiosa ferramenta para sensibilizar a população e fornecer estratégias para as pessoas que cuidam dos seus entes queridos.
Atualmente, Ângela Romão é bolseira de investigação no âmbito de um projeto liderado por Luísa Lima (CIS-Iscte), dando continuidade ao seu trabalho na área da psicologia da saúde e comunitária.