top of page

Projeto TURN_ON HELP apresenta resultados sobre cyberbullying em jovens portugueses

Financiado pela Fundação la Caixa, o projeto "TURN_ON HELP - Intergroup factors and bystanders’ helping behaviors on bias-based cyberbullying incidents" informa sobre a dinâmica do cyberbullying entre jovens portugueses. O estudo, selecionado no âmbito do concurso de apoio à investigação sobre a realidade social de jovens em Portugal (FP22-1), centra-se no impacto dos fatores intergrupais nos comportamentos dos espectadores quando testemunham situações de cyberbullying baseadas na identidade social ou na pertença a um grupo, tendo sido liderado pela investigadora Raquel António, contando com ainda com as investigadoras Rita Guerra e Carla Moleiro.


© 2020 Nothing Ahead | Pexels


O estudo online, realizado no âmbito do projeto com 4.507 jovens portugueses, teve como objetivo compreender o ciberbullying contra diferentes grupos minoritários. Os resultados sugerem que as respostas dos espectadores variam consoante o alvo do ciberbullying, com uma diferença notável nas intenções de ajuda entre os incidentes de ciberbullying dirigidos a jovens LGBTI+ e negros.


Os principais resultados do projeto estão agora disponíveis no website 'O Observatório Social', e apresentam conclusões que contribuem para o desenvolvimento de abordagens teóricas para a compreensão do que promove as intenções de ajuda dos espectadores em episódios de cyberbullying baseados em preconceitos.



21 views

留言


bottom of page