top of page

Provas Públicas de Doutoramento de Micaela Pinheiro

  • Foto do escritor: CIS-Iscte
    CIS-Iscte
  • 29 de abr.
  • 2 min de leitura

Micaela Pinheiro, estudante do Doutoramento em Psicologia, defenderá a tese intitulada "Resilience of adolescents in residential care: from risk to protection". As provas públicas estão agendadas para o dia 7 de maio de 2025, às 10:00 na Sala de Provas, B327 (Edifício 4) do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. E online através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/7441410132

Alterações de sala e ligação Zoom poderão ser atualizadas no site do Iscte.



Resumo:

Os jovens em acolhimento residencial constituem um grupo vulnerável, com dificuldades psicológicas e comportamentais devido a experiências potencialmente traumáticas. A investigação sobre esta população tem-se centrado fundamentalmente nos fatores que explicam as dificuldades de saúde mental, mais do que nas trajetórias de resiliência. Esta dissertação teve como objetivo identificar os fatores de proteção associados à saúde psicológica dos adolescentes em acolhimento residencial, ancorada no Modelo de Portfólio de Resiliência. Foram implementados cinco estudos: (1) uma revisão sistemática dos fatores de proteção para a saúde psicológica dos adolescentes em acolhimento residencial, (2) uma meta-análise com o objetivo de identificar os fatores de proteção que produzem maior tamanho de efeito na saúde psicológica dos adolescentes, (3) um estudo qualitativo com adolescentes, e (4) um estudo qualitativo com profissionais em acolhimento residencial, ambos centrados nas suas perspetivas sobre o conceito de resiliência e os fatores de proteção associados à saúde psicológica, e (5) um estudo quantitativo, baseado numa perspetiva multi-informante (i.e., adolescentes e profissionais) e diferentes medidas (i.e., auto-relato e tarefas) para identificar fatores protetores da saúde mental. No geral, os resultados destes estudos sugerem que a autorregulação, as estratégias de coping e o suporte dos profissionais e da família estão positivamente associados à saúde psicológica dos adolescentes em acolhimento residencial, e que a saúde psicológica é mais do que a ausência de sintomas. Estes estudos realçam a importância das variáveis ​​individuais e contextuais para a resiliência em acolhimento residencial, o que pode informar a prática, a investigação e as políticas neste contexto. 


Membros do júri:

  • Maria Manuela Calheiros (Universidade de Lisboa)

  • Maria Barbosa Ducharne (Universidade do Porto)

  • Francisco Simões (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa)

  • Eunice Magalhães (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa)

Contacto

CIS-Iscte

Centro de Investigação e Intervenção Social

Avenida das Forças Armadas, 40

1649-026 Lisboa, Portugal

Iscte-Conhecimento e Inovação, Sala B123

Telefone: +351 210 464 017 

Email: cis@iscte-iul.pt

Afiliação Institucional

Logo Iscte

Financiamento

LOGO FCT 2022 A.png

O CIS-Iscte é financiado pela FCT através do programa "Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D", com a referência UIDB/03125/2020, DOI: 10.54499/UIDB/03125/2020.

Digital_PT_4C_V_FC_RP.png
Logo of the HR Excellence in Research Award (positive version)
bottom of page