top of page

Provas Públicas de Doutoramento de Carla Branco

  • Foto do escritor: CIS-Iscte
    CIS-Iscte
  • 8 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de dez. de 2023


Carla Branco, estudante do Programa Doutoral em Psicologia , defenderá a sua tese intitulada "An intergroup and multilevel approach to disabled people's health and well-being". As provas públicas (em inglês) estão agendadas para o próximo dia 3 de novembro às 14:30 na sala B1.02 do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.

Poderá assistir através de Zoom através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/7441410132



Resumo

Esta tese analisa o impacto de fatores sociais-macro e grupais na saúde e bem-estar das pessoas com deficiência, considerando duas abordagens da saúde: uma abordagem psicológica social (nível grupal; baseada na abordagem da identidade social e na teoria do contacto intergrupal) e a abordagem dos determinantes sociais da saúde (nível macro; baseada na igualdade social). Ao nível grupal, um estudo transversal (Inquérito Social Europeu – ISE; n = 18 660; 32 países; 7 vagas) demostrou que o ableism/ capacitismo estava mais negativamente associado à saúde e bem-estar do que outros tipos de discriminação grupal, quer inter-sujeitos quer intra-sujeitos. Além disso, um estudo de diário durante 7 dias (n = 83; observações = 400) e um estudo longitudinal de 3 anos (n = 87; 3 vagas), mostraram que o contacto intergrupal positivo atenuou os efeitos adversos do contacto intergrupal negativo no bem-estar e no afeto grupal, e facilitou laços grupais, entre as pessoas com deficiência. Ao nível macro, um estudo transversal (ISE; n = 18 924; 31 countries; 7 vagas) demonstrou que a igualdade social estava positivamente associada à saúde e bem-estar das pessoas com deficiência, apenas quando existia legislação em assistência pessoal. A relação igualdade-saúde foi explicada por uma maior participação pública, satisfação com a democracia e economia, e opiniões mais positivas sobre os serviços de saúde. Estes resultados são discutidos integrando as duas abordagens utilizadas. Esta tese contribui para o debate empírico e teórico nos campos da psicologia social, da psicologia social da deficiência, e dos estudos da deficiência.

Contacto

CIS-Iscte

Centro de Investigação e Intervenção Social

Avenida das Forças Armadas, 40

1649-026 Lisboa, Portugal

Iscte-Conhecimento e Inovação, Sala B123

Telefone: +351 210 464 017 

Email: cis@iscte-iul.pt

Afiliação Institucional

Logo Iscte

Financiamento

LOGO FCT 2022 A.png

O CIS-Iscte é financiado pela FCT através do programa "Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D", com a referência UIDB/03125/2020, DOI: 10.54499/UIDB/03125/2020.

Digital_PT_4C_V_FC_RP.png
Logo of the HR Excellence in Research Award (positive version)
bottom of page