top of page

Projeto 'A teu lado' avança com ações de formação e validação de escala

O projeto A teu lado tem como principais objetivos: quebrar o ciclo da violência doméstica, intervindo precocemente, com apoio, na escola, no(s) dia(s) seguinte(s) ao episódio de violência doméstica, e psicoterapêutico, sempre que se justifique, após a notícia de violência doméstica experienciada por crianças/jovens. Pretende ainda abordar modelos e representações de género que aceitam e normalizam a violência de género.


Até ao momento, foi apresentado a nível nacional aos responsáveis das entidades parceiras, assim como regionalmente, nos territórios intervencionados pelo projeto, aos interlocutores dos parceiros locais (CPCJ, PSP, GNR e Escolas).

Destaca-se que já decorreu nos diferentes territórios a primeira ação de formação, com uma abrangência de 237 profissionais entre professores, forças de segurança e elementos das CPCJ.

Evidencia-se a construção de uma escala de crenças sobre crianças e jovens vítimas de violência doméstica, para a realização de estudo comparativo entre profissionais e população em geral. Foram apresentados os primeiros resultados do desenvolvimento da escala em formato poster, no 5º congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Está em curso reunião com os parceiros ISS e PGR, com vista à integração dos magistrados na rede colaborativa do projeto. Começarão durante esta semana as reuniões com os pontos focais dos territórios, para uma efetiva implementação do modelo.

50 visualizações

Comentarii


bottom of page