top of page

DEBATE: O papel dos media, entre os populismos de direita e uma transição justa, em Portugal

O Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) realiza a 22 de novembro de 2023 no Iscte o debate "O papel dos media, entre os populismos de direita e uma transição justa, em Portugal: Discussão de resultados do projeto exploratório FCT JUSTENERGY".


O debate terá lugar no Auditório do Piso 3 do novo edifício Iscte Conhecimento e Inovação (Av. das Forças Armadas, 40). A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, através do link: https://forms.office.com/e/uwuQUuFmQ0

Foto do cartaz: © 2017 Bruno Vieira | Unsplash

Sobre o evento:

O projeto JUSTENERGY (EXPL/COM-CSS/1510/2021), financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., investigou a forma como a comunicação mediática sobre a transição para a energia verde em Portugal se relaciona com a retórica populista de direita, e como os decisores políticos podem promover uma transição para a energia verde mais justa e inclusiva. Para além do CIS-Iscte, é parceiro no projeto o Centro em Rede de Investigação em Antropologia da Universidade Nova de Lisboa (CRIA – NOVA FCSH).


A equipa de investigação apresentará os resultados de um estudo que analisou 465 artigos de jornais portugueses sobre energias renováveis e os relacionou com a retórica populista de direita. Os resultados serão depois discutidos numa mesa redonda que contará com a participação de jornalistas e representantes de instituições ambientais. Esta discussão será gravada em formato de podcast que será posteriormente disponibilizado em diferentes plataformas.

"Estamos entusiasmados por apresentar os resultados deste estudo e participar numa conversa com o público sobre como podemos promover uma transição para a energia verde mais justa e inclusiva em Portugal,"

disse Susana Batel, investigadora do CIS-Iscte, responsável pelo projeto. A investigadora espera que o evento “contribua para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades da transição para a energia verde, informe os profissionais dos meios de comunicação social, mas também inspire os decisores políticos e os cidadãos a agir."

90 visualizações

Comments


bottom of page