top of page

A 19ª edição da PhD Meeting in Psychology foi um sucesso

A XIX PhD Meeting in Psychology, organizada por estudantes do primeiro ano do Doutoramento em Psicologia do Iscte, foi um sucesso. Este evento anual tornou-se uma plataforma vital para a apresentação de trabalhos e projetos de investigação, bem como para promover oportunidades de networking entre investigadores/as tanto do Iscte como de outras instituições.

© 2024 Hugo Cruz | Iscte


O tema da reunião deste ano, ""Imagining the (im)possible: The role of psychology in linking past, present and future challenges", capturou a essência das discussões e apresentações. O evento destacou diversos tópicos da investigação em psicologia, incluindo Cognição & Música, Desenvolvimento Educacional, Saúde & Bem-estar, Psicologia Intercultural, Psicologia Social & Organizacional, e Ambiente & Comunidade.


Realizado no Edifício 4 (CVTT) do Iscte, o evento de dois dias começou no dia 23 de maio com uma sessão de abertura que contou com a presença de Paula Castro, Diretora do Programa Doutoral, Diniz Lopes, Diretor da Escola de Ciências Sociais, Cecília Aguiar, Diretora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações, e Carla Moleiro, Diretora do CIS-Iscte. Esta sessão abriu terreno para uma série de apresentações e discussões interessantes.


Um momento de destaque foi a palestra de Henda Lopes no primeiro dia, intitulada "Intercultural skills as a tool for social justice". Esta apresentação forneceu valiosas percepções sobre a aplicação da psicologia na promoção da equidade e justiça social.


© 2024 Hugo Cruz | Iscte


Os estudantes do primeiro ano de doutoramento tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos, detalhando as suas ideias e metodologias de investigação. A conferência incluiu ainda quatro sessões de posters, oferecendo uma oportunidade mais interativa para discussão e feedback.


No segundo dia, a sessão de abertura contou com a presença de Marília Prada, Directora do LAPSO-Laboratório de Psicologia, que apresentou o "Caderno de Laboratório", um guia de práticas laboratoriais e recursos de apoio a estudantes e investigadores de psicologia a diferentes níveis. O primeiro volume já está disponível no website do LAPSO. Seguiu-se uma série de apresentações e debates que continuaram a explorar o tema do encontro.


O evento terminou com uma mesa redonda intitulada "Mulheres e Saúde: Abordar os desafios e o acesso aos cuidados de saúde". Participaram Filipa Grencho (Enfermeira), Mário JDS Santos (Doutorado em Sociologia) e Raquel Costa (Psicóloga), que partilharam as suas perspetivas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no sector da saúde.


A sessão de encerramento, conduzida pela Diretora do programa doutoral e pelo gestor dos programas de doutoramento, Nuno Ramos, foi seguida de um convívio ao pôr do sol, proporcionando um ambiente descontraído para os participantes refletirem sobre os conhecimentos adquiridos e para continuarem o seu networking.


Todas as fotografias foram tiradas por Hugo Cruz (Iscte). Veja todas as fotos do evento, disponíveis na página do Flickr do Iscte.

4 visualizações

Comments


bottom of page