Logo CIS-IUL
PT | EN

Directrizes Éticas

Revisão ética na investigação no ISCTE-IUL

O ISCTE-IUL tem uma Comissão de Ética que pode conceder uma aprovação ética à investigação (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/investigar/apoio-investigacao/207/comissao-de-etica). Pedimos para colocar em cc: um membro da Direção do CIS, para que o Centro seja notificado do pedido. 


A comissão científica do CIS-IUL também está disposta a esclarecer qualquer assunto ético ou questão que os membros do Centro possam ter. De qualquer forma, deve ser claro que a comissão não tem qualquer autoridade oficial nesta matéria.  


Recomendamos que qualquer investigação conduzida pelos membros do CIS-IUL, incluindo estudantes que trabalham com membros do CIS-IUL, tenha uma descrição completa do método e de todas as medidas que irão ser usadas (incluindo o consentimento informado e debriefing, se aplicável) antes de comença o colecção do data. Estes documentos devem ser arquivados e atualizados sempre que ocorram alterações no procedimento ou nos materiais usados. Se forem os estudantes a conduzir os projetos, também eles devem escrever esta descrição, que deve ser arquivada e fica à responsabilidade do respetivo membro do CIS-IUL. Os membros do CIS-IUL ficam responsáveis por qualquer violação ética que possa ocorrer nos seus projetos, incluindo aqueles que são conduzidos pelos estudantes que trabalham com os mesmos.

Para mais informação:

Aspetos a considerar para a realização de investigação ética

Consentimento Informado e Debriefing






Logo CIS-IUL
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Telefone: +351 210 464 017
Fax : +351 21 046 41 74
Email: cis@iscte.pt
CIS-IUL © 2019. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: webXperience