Logo CIS-IUL
PT | EN

Qualidade de Vida Social: Saúde, Ambiente e Comunidade (HEC)

Empty Image

O grupo de investigação "Qualidade de Vida Social: Saúde, Ambiente e Comunidade" (HEC) é um grupo de investigação que visa a produção de conhecimento em Psicologia básica e aplicada, relacionado com as áreas da Saúde, Ambiente e Comunidade. As nossas atividades centram-se em três áreas específicas: 1) Pesquisa; 2) Intervenção; 3) Divulgação do Conhecimento e Formação.


Linhas de investigação

  • SAÚDE: Seguimos uma abordagens psicossocial da saúde e da doença que envolve a análise de temas relacionados com a saúde (por exemplo, dor, violência, saúde mental, comportamentos alimentares) tendo por bases os processos psicossociais associados (por exemplo, estereótipos; identidades sociais; perceção de risco; processos multiculturais). Temos um especial interesse na identificação dos determinantes sociais do bem-estar que podem ser usados na promoção da saúde de indivíduos, grupos e comunidades com base em intervenção suportada em investigação.
  • AMBIENTE: Estudamos como os ambientes naturais e urbanos são planeados e percebidos e que tipo de papel desempenham os processos psicossociais a este nível. Estudamos igualmente as questões de sustentabilidade e preditores de comportamentos pro- ambientais, assim como o papel das dinâmicas representacionais e identitárias no confronto entre as dimensões dos leigos e dos técnicos na área ambiental.
  • COMUNIDADE: Realizamos investigação ao nível de jovens e famílias em risco, tendo por base uma abordagem psicossocial e da ecologia humana no contexto da família e da comunidade. Ao design e avaliação de intervenções, com tipos específicos de famílias e crianças em risco, é atribuído a este nível atribuído um papel importante.

Intervenção

  • Colaboramos com entidades que formulam políticas públicas e providenciamos conhecimento técnico baseado em evidências com aplicação na criação e formulação destas, assim como no apoio à implementação de normas e diretrizeseuropeias por agências governamentais (nacionais e europeias).
  • Respondemos às necessidades de avaliação de instituições, e desenvolvemosinstrumentos e programas suportados em investigação, especialmente nas questões ambientais, na protecção das crianças e nas questões de saúde mental. O nosso objetivo geral é a realização de investigação comunitária de base que trate questões que interessem à sociedade, que são traduzidos em aconselhamento em políticas públicas.

Disseminação do conhecimento e formação

  • Oferecemos formação nos níveis de graduação e pós-graduação,
  • Temos uma rede internacional de colaboradores que facilita o intercâmbio internacional de estudantes e investigadores
  • Temos reuniões regulares dentro do HEC bem como reuniões conjuntas com os outros grupos do CIS
  • Estamos ativamente envolvidos na organização de numerosas atividades de disseminação, tais como por exemplo seminários, congressos, escolas de verão e outras atividades.


Os atuais coordenadores do HEC são: Melanie Vauclair (melanie.vauclair@iscte.pt) & Rui Gaspar (rui.gaspar@iscte.pt). Por favor não hesite em contatar-nos se tiver questões relacionadas com o HEC!


Logo CIS-IUL
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Telefone: +351 210 464 017
Fax : +351 21 046 41 74
Email: cis@iscte.pt
CIS-IUL © 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: webXperience