Logo CIS-IUL
PT | EN

GRUPOS, COGNIÇÃO SOCIAL E RELAÇÕES INTERGRUPAIS (GCIR)


O GCIR visa produzir conhecimento nos domínios de:

  1. Processos de Grupo; 
  2. Cognição Social, Cognição Situada e Representações mentais incorporadas de Cognição; e
  3. Relações Intergrupais, Estereotipagem, Preconceito, Discriminação e Justiça Social.


Investigação

Os membros do GCIR esforçam-se para desenvolver investigações teóricas em princípios básicos inspirados    em problemas sociais e lacunas de conhecimento científico e desenvolver intervenções para aplicá-las.
A investigação do GCIR estuda como cognições, atitudes, comportamentos e relações afetam a forma como    as informações sobre pessoas, grupos e relações intergrupais são processadas e representadas.

Isso inclui investigar:

  • Como o processamento e representação da informação é afetado pela
  1. A natureza da informação (por exemplo, a sua valência e frequência),
  2. Fatores individuais (por exemplo, atitudes, expectativas e objetivos),
  3. Fatores físicos, sociais e culturais (por exemplo, o corpo, a linguagem e as crenças culturais) e os fatores intergrupos (por exemplo, relevância da categoria, heterogeneidade de grupo e importância).
  • O inverso também é estudado, como em como o uso da linguagem, a regulação das relações, os processos grupais, etc., são alterados pelas cognições, emoções e atitudes individuais.
  • Além disso, os invetsigadores do GCIR estão envolvidos em examinar o desenvolvimento de atitudes e sistemas de crenças relacionais em crianças e ao longo do tempo, incluindo estereótipos, preconceitos e impressões de justiça.

Os membros usam métodos e medidas variados, incluindo experiências de laboratório e de campo, pesquisas, intervenções experimentais e análise crítica do discurso. Medidas dependentes podem incluir medidas verbais e comportamentais explícitas e implícitas (por exemplo, tempos de reação, resposta, lembrança e precisão de reconhecimento) e recentemente medidas fisiológicas (por exemplo, movimentos oculares, frequência cardíaca, condutância da pele, resposta de sobressalto, potenciais relacionados a eventos).

Treino e Divulgação de Conhecimento

  • GCIR esforça-se para fornecer excelente treino a estudantes de graduação e pós-graduação, e doutores com carreira inicial.
  • Ensino nos programas gerais de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento do ISCTE-IUL.
  • GCIR tem seminários de investigação semanais e um listserv de e-mail:
  1. Os seminários envolvem apresentações formais de estudantes, doutorados ou convidados nacionais ou internacionais; Sessões de feedback sobre pesquisa planejada ou manuscritos em andamento; Discussões recentes de artigos; Discussões sobre questões estatísticas; E workshops sobre habilidades específicas (por exemplo, apresentação, artigos de escrita ou resumos, revisão de artigos);
  2. O listserv inclui anúncios relevantes, discussões de problemas atuais e solicitações de informações. Estes recursos são altamente utilizados por estudantes e doutorandos.
  • Os membros do GCIR enfatizam a colaboração (dentro do ISCTE-IUL, nacional e internacionalmente) para otimizar o uso de recursos, melhorar a visibilidade e oferecer oportunidades de criação de redes e idéias.
  • Divulgamos amplamente o conhecimento adquirido na invetsigação nacional e internacionalmente, tanto em revistas acadêmicas como em reuniões científicas.
  • Para chegar ao público interessado e praticantes usamos meios de imprensa populares, relatórios de políticas públicas e oficinas temáticas abertas ao público, bem como ensino e envolvimento em programas de intervenção social e treinamentos.


Intervenção

Através de publicações, organização de encontros científicos abertos ao público e envolvimento na gestão do financiamento da investigação, e com organizações portuguesas de serviços, os membros do GCIR utilizam os conhecimentos adquiridos através da sua investigação para influenciar diretamente o comportamento das pessoas.

 

Contactos

Pode entrar em contato com os coordenadores atuais:

Helder Alves e Miriam Rosa



Logo CIS-IUL
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Telefone: +351 210 464 017
Fax : +351 21 046 41 74
Email: cis@iscte.pt
CIS-IUL © 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: webXperience