Logo CIS-IUL
PT | EN

Comunidade, Educação e Desenvolvimento (CED)



MISSÃO E OBJETIVOS GERAIS

O grupo Comunidade, Educação e Desenvolvimento (CED) desenvolve investigação básica e aplicada nas três áreas que compõem a sua designação. O objetivo do CED é melhorar o ajustamento psicossocial geral de crianças, adolescentes e famílias, em vários contextos, assumindo a qualidade das relações como o seu princípio central. Do ponto de vista da investigação fundamental, o CED foca-se na identificação, descrição e compreensão de processos, considerando tanto as oportunidades como os riscos inerentes ao desenvolvimento e educação dos indivíduos, nos seus contextos naturais de vida. De uma perspetiva aplicada, o CED tem por objetivo prevenir riscos psicossociais, através da supervisão de organizações e da capacitação de profissionais, com base em boas-práticas sustentadas por evidências.

 

LINHAS TEMÁTICAS E INTERESSES DE INVESTIGAÇÃO

Considerando a qualidade das relações como a sua ideia agregadora, os interesses de investigação dos membros do CED estão organizados em várias linhas temáticas:

 

Indivíduos e sistemas familiares

  • O estudo dos papéis das mães e dos pais no sistema familiar, considerando a comunidade, bem como, os diferentes grupos étnicos minoritários. A qualidade e os contextos do envolvimento sócio-emocional dos pais com seu filho/adolescente (a nível cognitivo, emocional e comportamental) são estudados, explicando também o papel das características individuais das crianças.
  • A compreensão das contribuições dos pais (mãe e pai) para a construção criança / adolescente de auto-representações e (in)adaptação sócio-emocional para com o grupo de pares, durante os períodos de desenvolvimento. 
  • Dentro do agregado familiar, também nos concentramos na compreensão de padrões abusivos e negligentes de interações, particularmente nos processos sócio-emocionais e cognitivos dos pais, com um enfoque na prevenção do abuso sexual.

 

Contextos educativos formais e informais

  • Os investigadores do CED estudam as associações entre as características dos contextos educacionais formais e os resultados académicos e de desenvolvimento das crianças, procurando identificar os limiares de qualidade que devem ser garantidos para obter resultados positivos, especialmente para as crianças de origens desfavorecidas.
  • Com um enfoque particular na educação na primeira infância, e com base numa abordagem especializada, os investigadores do CED também estudam dimensões específicas de qualidade que são mais relevantes para o ajustamento infantil. Resultados sócio-emocionais, mas também resultados cognitivos, em crianças com e sem deficiência, são analisados, em contextos formais ou informais (e.g. playgroups).
  • É também analisado pelos membros do grupo o impacto do apoio social informal em indicadores de desenvolvimento social ou de desempenho escolar, em relações naturais entre crianças/adolescentes e adultos, como a mentoria ou relações de vizinhança.


Avaliação

  • Os investigadores do CED também desenvolvem e validam instrumentos de avaliação com a intenção de analisar, de forma sistemática, processo psicológicos e interações em contextos familiares ou não-familiares. Os instrumentos desenvolvidos pelos membros do CED podem ser consultados aqui: 
  • http://bit.ly/2QdBvTb

 

INTERVENÇÕES

Na sua ação, vários investigadores do CED denotam um foco na intervenção social, colaborando ativamente com organizações públicas e privadas, no sentido de aplicar os seus conhecimentos teóricos e empíricos. Por exemplo, os membros do CED desenvolvem projetos de investigação, instrumentos, ferramentas e programas (design e avaliação) aplicados em diferentes instituições, bem como em contextos comunitários (e.g. redes sociais para a diversidade).

Os investigadores do CED também trabalham com decisores politicos, oferecendo práticas cientificamente sustentadas para apoiar o desenvolvimento de regulamentos e orientações (e.g. prevenção do abuso sexual de crianças), especialmente a nível nacional. Os investigadores do CED também cooperam com instituições a nível global (e.g. UNESCO; União Europeia), no sentido de melhorar as perspetivas de desenvolvimento social de crianças e jovens em contextos educativos (in)formais (e.g. mentoria). A nível nacional, estão envolvidos na promoção de mudanças e inovações nos sistemas públicos, como o sistema educativo e o systema judiciário, bem como em organizações privadas, em áreas como a proteção de crianças ou as intervenções sócioeducativas.

       

CAPACITAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO

Através do ensino de cursos de graduação, mestrado e doutoramento e da realização de palestras e seminários no ISCTE-IUL e noutras Universidades e instituições, tanto a nível nacional como internacional.

As atividades do grupo são organizadas para treinar os investigadores num contexto desafiador, proporcionando oportunidades para a prática de competências académicas e de pesquisa.

A disseminação também é promovida através da participação em reuniões científicas, publicações a nível nacional e internacional (publicações indexadas na WOS, SCOPUS) e envolvimento ativo em atividades de transferência de conhecimento (e.g. organização do Encontro sobre Crianças em Risco e em Perigo: Comunidade e Contextos Educativos). Os alunos de mestrado e doutoramento são fortemente encorajados a participar nestas atividades.




CONTACTO


Atual equipa de coordenação do grupo: Francisco Simões (francisco.simoes@iscte-iul.pt) e Eunice Magalhães (Eunice_Magalhaes@iscte-iul.pt) (co-coordenadores); Vanessa Russo

 



Logo CIS-IUL
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Telefone: +351 210 464 017
Fax : +351 21 046 41 74
Email: cis@iscte.pt
CIS-IUL © 2019. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: webXperience