Logo CIS-IUL
PT | EN

Psicologia da mudança social: PsyChange

Missão 

No Psychange, estudamos as dimensões psicossociais da mudança social.

Exploramos os aspetos cognitivos, motivacionais, comportamentais, relacionais, institucionais, ideológicos e culturais envolvidos nos processos de produção, aceitação e resistência à mudança social.

Abordando estes aspetos a diferentes níveis de análise, e focando também diferentes tipos de interconexões entre eles, os investigadores do grupo compartilham um interesse em compreender como o é que o social e o cultural são constitutivos do psicológico, mas também construídos sobre ele.




ÁREAS temáticas de investigação

No Psychange abordamos a mudança social em vários contextos - migração, género, justiça, etnicidade, alterações climáticas, conservação de recursos, organizações, ou comunidades urbanas. Usamos para isso uma variedade de métodos - estudos experimentais, questionários, análises de imprensa, entrevistas em profundidade, ou grupos focais.

Com eles estudamos:

  •          Nas relações inter-grupais – processos ligados á identidade social, preconceito, discriminação, bullying ou (des)humanização;
  •          Na construção e contestação de ideias partilhadas – processos comunicativos e de (trans)formação de representações sociais, valores, atitudes, normas, e comportamentos;
  •         Na ação coletiva - processos de perceção de (in)justiça, de construção de direitos e  deveres da cidadania e suas leis, de identificação com o lugar, de segregação/integração em comunidades e instituições.


Intervenções

No Psychange, disponibilizamos aos especialistas e decisores políticos ferramentas teóricas e aplicadas para a promoção de sociedades mais inclusivas, justas e sustentáveis.

Por exemplo:

- Avaliando os impactos de situações e políticas atuais, e ajudando a desenvolver novas diretrizes para a futura criação e implementação de:

                • Leis e regulamentos contra a discriminação (de género, étnica, laboral, etc.)

                • Políticas ambientais e relacionadas com as alterações climáticas

                • Leis para o envolvimento de cidadãos e comunidades na tomada de decisões

- Organizando eventos conjuntos entre comunidades, ONGs, especialistas e decisores políticos, para promoção de interconexões entre estas entidades.



Treino e disseminação de conhecimento

Os membros do Psychange ensinam em todos os níveis de ensino e coordenam alguns cursos de Mestrado (Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade, e Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais), integrando neles a sua investigação.

O grupo integra também estudantes de dois Programas Doutorais (Programa de Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL e Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa- LiSP), acompanhando de perto o trabalho em curso destes, e debatendo-o em reuniões regulares. Nestas é também partilhado e discutido o trabalho de jovens investigadores, colaboradores externos e investigadores visitantes.

A nossa pesquisa é financiada por instituições nacionais e europeias. É regularmente apresentada em reuniões científicas nacionais e internacionais, publicada em prestigiadas revistas nacionais e internacionais e também divulgada aos decisores políticos e à comunidade.


Contacto

Atual equipa de coordenação do grupo: Paula Castro (paula.castro@iscte-iul.pt), Rita Guerra, e Leonor Costa



Logo CIS-IUL
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Telefone: +351 210 464 017
Fax : +351 21 046 41 74
Email: cis@iscte.pt
CIS-IUL © 2019. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: webXperience