Comportamento, Emoção e Cognição (BEC)
Missão e Objetivos Gerais
Os investigadores do BEC analisam as estruturas e os processos básicos envolvidos na emoção, cognição e comportamento humano, tendo em consideração o contexto físico e social. Para tal, combinam métodos comportamentais (e.g., tempos de reação, acuidade da resposta, desempenho da memória) com medidas psicofisiológicas (e.g., condutância da pele, ritmo cardíaco, dilatação da pupila) e de atividade cerebral (e.g., event-related potential - ERPs, functional magnetic resonance imaging - fMRI, transcranial magnetic stimulation -TMS).
A investigação do grupo centra-se em duas áreas principais: (I) Processos cognitivos e emocionais e (II) processos interpessoais e intragrupais.
ÁReas temáticas de investigação
I. Processos cognitivos e emocionais
- Neurocognição: mecanismos cerebrais e cognitivos envolvidos na perceção de faces, voz e linguagem, música, bem como na violação de expectativas
- Emoções: desenvolvimento, expressão, influência na saúde, respostas a expressões emocionais de humanos e animais não-humanos, e envolvimento do consumidor
- Corporização: análise do papel do corpo e da simulação sensório-motora na representação do conhecimento, formação de impressões, e comunicação interpessoal;
- Perceção de pessoas, nomeadamente sensação, etapas da percepção, representação cognitiva e processamento de informação sobre pessoas e o seu impacto nos julgamentos e impressões de personalidade;
- Aprendizagem e memória, através de aprendizagem comportamental e cognitiva, gamificação bem como armazenamento, obtenção e lembrança de informação
- Atitudes implícitas, sua formação e mudança, análise de influências inconscientes envolvidas no comportamento de consumo, decisões de saúde e interações interpessoais.
II. Processos interpessoais e intragrupais
- Cognição situada, principalmente o papel do contexto físico, social e cultural na cognição e comportamento: comunicação, tomada de decisão e memória colaborativa;
- Compromisso em relações românticas e sua influência na ativação de estratégias pró-relação, foco regulatório dos indivíduos (promoção/prevenção), orientação sociosexual, comportamentos extra-diádicos e atitudes sobre sexo e amor;
- Percepção de grupo, especificamente como a informação sobre um grupo influencia a percepção das ações e fiabilidade do grupo, e a interação com outros fenómenos sociocognitivos, tais como a persuasão, poder e influência social.
IntervençÃo
Os membros do BEC colaboram com organizações privadas e públicas para aplicar as suas descobertas em diferentes áreas:
Saúde: Avaliação e delineamento de programas terapêuticos para crianças epilépticas; desenvolvimento de software interativo para tratamento de ansiedade social e fobias; redução das emoções negativas e do stress associados a procedimentos médicos em crianças; desenvolvimento de robots e avatares “empáticos” para uso nos cuidados de saúde e educação; previsão e desenvolvimento de programas de tratamento de défices no desenvolvimento da linguagem; desenvolvimento e validação de ferramentas de avaliação neuropsicológica.
Educação: estabelecimento de marcadores da aquisição inicial da linguagem para uso na avaliação da aquisição de linguagem em crianças; identificação e minimização de constrangimentos no uso de uma segunda língua.
Marketing: elucidação da influência da primação no comportamento; como se desenvolvem as impressões e personalidade da marca e como mensagens persuasivas podem ser usadas em diferentes contextos de consumo e marketing.
Organizações: desenvolvimento de programas em comunicação e tomada de decisão em equipas de trabalho.

Formação e disseminação de conhecimento
O BEC está empenhado na educação e formação de estudantes, jovens investigadores e em expandir a publicação do trabalho desenvolvido.
- Através do ensino em unidades curriculares ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, bem como da realização de palestras e seminários (no ISCTE-IUL e outros locais), os membros do BEC educam estudantes e jovens investigadores sobre a sua investigação, criando oportunidades para expandir o grupo e a rede de colaborações.
- As atividades do grupo são delineadas para formar novos investigadores através da modelação e providencia oportunidades seguras para praticarem as suas competências académicas.
- Os membros do BEC disseminam o seu trabalho através de publicações nacionais e internacionais, incluindo revistas científicas de prestígio, bem como através da apresentação da sua investigação em encontros científicos internacionais e eventos direcionados para o público em geral.
- Promovendo comunicação de ciência e envolvimento de públicos alargados, através da divulgação dos resultados de investigação na comunicação social, bem como da participação ativa em eventos de divulgação e educação científica (e.g., Noite Europeia dos Investigadores)
Contacto
Atual equipa de coordenação do grupo: Diniz Lopes (Diniz.Lopes@iscte-iul.pt), Magda Saraiva, e Patrícia Alves-Oliveira