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Maria Manuela Calheiros

Maria Manuela Calheiros
Membro Integrado; Membro Colaborador Doutorado/a

Doutorada em Psicologia Social, Ambiental e Comunitária, tem experiência de intervenção comunitária, de formação, de ensino e de investigação nesta área. Professora no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Superior de Lisboa (ISCTE-IUL), em Lisboa, tem sido responsável por disciplinas na área da Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social Comunitária e Concepção e Avaliação de Programas.

Desenvolveu o Mestrado de Psicologia Comunitária e Protecção de Menores no ISCTE tendo sido a sua coordenadora até 2013.

A experiência de investigação científica e de prestação de serviços a instituições na área da investigação aplicada tem sido realizada no âmbito das seguintes áreas de investigação: 1) desenvolvimento, educação e bem-estar, nomeadamente sobre os contextos e factores psico-sociais de desenvolvimento, crenças parentais, práticas educativas e desenvolvimento de crianças e jovens; 2) construção do self; 3) mau trato e negligência parental e violência doméstica; 4) intervenção social comunitária, com especial enfoque na avaliação e desenho de programas de intervenção social com famílias, jovens e crianças institucionalizadas.

Tem experiência de consultoria ao nível da definição de políticas de intervenção social e saúde quer a nível nacional (Ministério do Trabalho e da Segurança Social, Casa Pia de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Elo Social, etc.), quer a nível internacional (membro da Comissão de Peritos sobre Crianças e Famílias: Competências Parentais para Prevenir e Combater a Violência a Crianças do Conselho da Europa (2005-2006).

Tem artigos publicados em várias revistas da especialidade e faz parte de várias redes de investigação internacional (e.g., “Matching Needs and Services – Dartington-i”)através da coordenação científica de projectos de investigação na área da família, acolhimento institucional e protecção de menores.


Interesses de Investigação

A) Psicologia Social do Desenvolvimento e Educação:

1. Negligência dos pais e os maus-tratos (contextos sócio ecológicos de risco e prevenção em crianças, famílias e comunidade);

2. Contextos de risco, factores sociocognitivos, práticas parentais e o desenvolvimento cognitivo e social das crianças;

3. Construção do Self;

B) Psicologia Social Comunitária:

1. Comunidades em situação de risco e prevenção de problemas de integração social

2. Políticas de intervenção nas áreas de protecção de menores, educação, ação social e justiça

C) Desenvolvimento e Avaliação de Projectos


Projectos de Investigação

2013-2015
As imagens dos jovens institucionalizados e o seu impacto nas suas auto-representações e bem-estar
FCT/PTDC/MHC-PSC/4122/2012.

2013-2014
Protecting infants and toddlers from domestic violence: Diagnostic protocol for infant and toddler abuse and neglect to be implemented to European public health systems (JUST/2011-2012/DAP/AG)

2013-2014
As imagens sociais de crianças e jovens institucionalizados (FCT/CAPES: Fonte de Financiamento 311, Programa 13, Medida 004, Projecto 6818)
 
2012-2013
Programa de Territorialização de Politicas Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP3/ Ministério da Educação)

2012-2014
The Future of Preschoolers At Risk: The Mediational Role of Executive Functions on Effects of Maltreatment and Neglect on Pre-Academic Skills, and the Moderation of Family SES and Classroom Quality (Marie Curie International Incoming Fellowship (IIF), Call FP7-PEOPLE-2011-IIF; PIIF-GA-2011-303242)

2011-2012
Avaliação de processo e de resultados da aplicação de um programa de promoção do sucesso escolar (MES/QREN/POAT-FSE)

2008-2010
Avaliação de Necessidades de Crianças e Jovens Institucionalizados (Casa Pia de Lisboa)

2005-2011
Programa de Apoio, Recuperação e Autonomização de famílias Negligentes (PARA) (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)

2010-2011
Avaliação e Desenho de Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Perigo (Casa Pia de Lisboa)
 
2005-2011
Programa de Residência e Apoio à Integração de Adolescentes (RAIA) (Casa Pia de Lisboa) 

2005/2012
Projecto de Acolhimento e Relação de Qualidade (PARQ) (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) 

2005- 2007
Rumo à Qualidade  (2004/ EQUAL/A2/EE/085)

2003-2004
Avaliação dos factores de risco e protecção e do suporte institucional na área da saúde para jovens (Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) 

2005-2009
Prevenção à Institucionalização e Apoio à Família (PIAF) (Casa Pia de Lisboa)

2004/2005
Matching Needs and services: Improving for children in Needs (Santa Casa da Misericórdia e Casa Pia de Lisboa)

Publicações
Livros Nacionais (organização com arbitragem)
Calheiros, M.M., & Garrido, M. (Org.). (2013). Crianças em risco e perigo: contextos, investigação e intervenção (Vol. III). Edições Silabo. (ISBN: 978-972-618-722-6; Deposito Legal: 326369/11).

Calheiros, M.M., Pereira, A., Vagos, P., Direito, I., Garrido, M., & Lopes D. (Org.). (2013). Investigação em Psicologia: Livro de Resumos do VIII Simpósio Nacional da APP. Editor: Associação Portuguesa de Psicologia. (ISBN: 978-989-96606-2-5) http://www.viiisnip2013.com/livro_resumos.pdf

Pereira, A., Calheiros, M.M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C., Allan Gomes, A., (Org.). (2013).Livro de Actas – VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Editor: Associação Portuguesa de Psicologia. (ISBN: 978-989-96606-1-8) http://www.viiisnip2013.com/livro_atas.pdf

Calheiros, M.M, Garrido, M., & Santos, S. (Org.). (2012). Crianças em risco e perigo: contextos, investigação e intervenção (Vol. II). Edições Silabo. (ISBN:978-972-618-680-9; Deposito Legal:326369/11).

Calheiros, M.M, Garrido, M., & Santos, S. (Org.). (2011). Crianças em risco e perigo: contextos, investigação e intervenção (Vol. I). Edições Silabo. (ISBN: 978-972-618-632-8; Deposito Legal: 326369/11).

Monteiro, M.B., Calheiros, M. M., Jerónimo, R., Mouro, C., & Duarte, P. (Org.). (2007). Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional, (vol. II). Lisboa: Edições Colibri.

Livros Nacionais (publicação com arbitragem)
Barata, M. C., Calheiros, M. M., Patrício, J., Graça, J., & Lima, M. L. (2012). Avaliação do Programa Mais Sucesso Escolar. Lisboa: Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência – Ministério da Educação e Ciência.http://www.gepe.minedu.pt/np4/?newsId=670&fileName=PMSE_Alt_PDF.pdf.

Calheiros, M.M. (2006). A construção social do mau trato e negligência: do senso-comum ao conhecimento científico. Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia. Imprensa de Coimbra Lda. (ISBN 972-31-1132-2; Depósito Legal N.º 248487/06)

Capítulos de Livros Internacionais (com arbitragem)
Calheiros, M.M, Patricio, J. & Bernardes, S. (2013). Youth Participation and Youth Protection. In Trejos-Castillo E. (Ed.). Youth: Practices, Perspectives and Challenges. (pp.289-311). Nova Science Publishers, Inc. ISBN: 978-1-62618-067-3

Calheiros, M.M, & Rodrigues, L. (prelo). The sources of parents’ beliefs in the context of child maltreatment: from interactions to cultural insertion. In Vala, J., Calheiros, M., & Waldzus, S (Ed.). The Social Construction of Violence and Conflict Resolution. Peter Lang Publishing Group.

Calheiros, M.M, Garrido, M. & Rodrigues, L. (2009). Percorsi di autonomia: una ricerca-intervento portoghese. In Premoli, S., (Ed.). Verso l'autonomia. Percorsi di sostegno all'integrazione sociale di giovani (pp. 96-126). Franco Angeli, Milano. (ISBN 978-88-568-0718-9)

Calheiros, M.M, Seabra D., Fornelos, M. (1993). The Nature and Research of Residential and Foster Care Provision in Portugal. In Colton, M., & Hellinckx, W., (Eds.). Child Care in Countries of the European Community (pp. 177-195). Avebury: Gower Publishing Group. (ISBN 1-85742-179-5)

Capítulos de Livros Nacionais (com arbitragem)
Calheiros, M. M., Graça, J., Morais, I., Mendes, R., Jesus, H., & Garrido, M. V. (2013). Desenvolvimento de um programa de preparação para a vida autónoma para jovens em acolhimento residencial. In M. M. Calheiros & M. V. Garrido (Orgs.), Crianças em Risco e Perigo: Contextos, Investigação e Intervenção(Vol. III) (pp.242-294). Lisboa: Edições Sílabo.

Garrido, M. Lopes, D. & Calheiros, M.M. (2012). Clima Organizacional em organizações sociais. In Calheiros, M., Garrido, M., & Santos, S. (Orgs.) Crianças em risco e perigo: contextos, investigação e intervenção (Vol. II). Lisboa: Edições Silabo.

Santos, S. Calheiros, M.M., Ramos, C., & Gamito, S. (2011). Programa de Estimulação do Desenvolvimento (0 meses – 24 meses) para Crianças em Acolhimento Residencial. In Calheiros, M., Garrido, M., & Santos, S. (Orgs.) Crianças em risco e perigo: contextos, investigação e intervenção (Vol. I) (pp 193-271). Lisboa: Edições Silabo. (ISBN: 978-972-618-632-8; Deposito Legal: 326369/11)

Patrício, J. & Calheiros, M.M. (2011). Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Necessidades de Jovens em Acolhimento Residencial. In Calheiros, M., Garrido, M., & Santos, S. (Orgs.) Crianças em risco e perigo: contextos, investigação e intervenção (Vol. I) (pp 127-164). Lisboa: Edições Silabo. (ISBN: 978-972-618-632-8; Deposito Legal: 326369/11)

Martins, A. & Calheiros, M.M. (2007). Desenvolvimento de um instrumento de complexidade da auto-representação para crianças e jovens. In Caetano, A., Garrido, M., Batel, S. & Martins, C. (Orgs.). Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional, (vol. III). Lisboa: Edições Colibri. (ISBN 978-972-772-823-7).

Artigos em Revistas Cientificas Internacionais (com arbitragem)
Barata, M. C., Calheiros, M. M., Patrício, J. N., Graça J., & Lima M. L. (2013, under review). Evaluating the impact of a national educational policy to reduce retention in compulsory education. American Educational Research Journal. (2012; IF=3.104/3.760; Q1).

Calheiros, M.M., Patrício, J.N. & Graça, J. (2013). Staff and youth views on autonomy and emancipation from residential care: A participatory research study. Evaluation and Program Planning. 39, 57–66. DOI:10.1016/j.evalprogplan.2013.04.003. (2012; IF= 1.295/1.343; Q1).

Calheiros, M.M., Graça, J. & Patrício, J.N. (2013, in press). From assessing needs to designing and evaluating programs: case study of a family support program in Portugal. Children and Youth Services Review (2012; IF=1.006/1,337; Q2).

Calheiros, M.M., Guimarães, E., & Costa, P. (2014, in press). Capacidade discriminante do inventário CAP: dados numa amostra de pais portugueses. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 27(4). (2012; IF= 0.168/0.209; Q4)

Graça, J. & Calheiros, M. M. & Barata, C. (2013). Authority in the Classroom: Adolescent Autonomy, Autonomy Support, and Teachers' Legitimacy. European Journal of Psychology of Education. Vol. 28 (3) (pag.1065-1076). http://www.springerlink.com/openurl.asp?genre=article&id=doi:10.1007/s10212-012-0154-1 (2012; IF=0.492/0,930; Q4).

Calheiros, M. M. (2013). Parents’ beliefs on the causes of child maltreatment. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, V. 13, nº1, 1-14. (2011; ESF; IF= 1.174)

Calheiros, M.M., & Patrício, J.N. (2013, in press). Assessment of Needs in Residential Care: Perspectives of Youth and Professionals. Journal of Child and Family Studies. DOI: 10.1007/s10826-012-9702-1. (2012; IF=1.422; Q2)

Calheiros, M.M., Lima, M.L., & Silva, C.S. (2012). Extravasamento Trabalho-Família: Quando é que as condições de trabalho contribuem para práticas maternas abusivas? Aletheia, Nº37, 23-41. ISSN1413-0394 (Avaliação CAPES B1). [Impact Factor (2011): 0.1059].

Martins, A., & Calheiros, M. M. (2012). Construction of a Self-Complexity Scale for Adolescents. Psychological Assessment. Vol 24(4), 973-982. doi: 10.1037/a0028582 (2012; IF=2,994/4.021; Q1).

Calheiros, M.M., Lopes, D. & Patrício, J.N. (2011). Assessment of the needs of youth in residential care: Development and validation of an instrument. Children and Youth Services Review, 33, 10, (pp.1930-1938) Doi: 10.1016/j.childyouth.2011.05.020 (2011; IF=1.269/1,602; Q1).

Marques, S. & Calheiros, M.M (2006). O Modelo Lógico como Instrumento de Avaliação da Qualidade: o Centro de Dia para Pessoas Idosas. Revista Kairós Gerontologia, 9(2), 147-167. (ISSN 1516-2567).

Artigos em Revistas Cientificas Nacionais (com arbitragem)
Agulhas, R, Calheiros, M.M., & Garrido, M. (2013). Avaliação das Interacções pais-filhos em famílias negligentes e maltratantes. In Mind.

Calheiros, M.M., Patrício, J.N. & Bernardes, S. (2012, in press). O desenho de um centro de saúde para jovens: Um exemplo de investigação participativa. Analise Social.

Calheiros, M., M. & Magalhães, E. (2012). Inventário de Potencial de Abuso na Infância: dados preliminares das suas qualidades psicométricas numa amostra portuguesa. Laboratório de Psicologia, (Vol. 10) Nº1, (ISSN 1645-7927; Depósito Legal N.º 1999119/03).

Garrido, V.M., Lopes D., & Calheiros, M., M. (2011). Estudo de validação de um Questionário de Clima Organizacional para organizações sociais. Revista de Psicologia, XXV (2),139-166.

Graça, J., Calheiros, M.M., & Martins, A. (2010). Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a língua portuguesa. Laboratório de Psicologia, (Vol. 8) Nº2, (ISSN 1645-7927; Depósito Legal N.º 1999119/03).

Zuzarte, M., & Calheiros, M.M. (2010). Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir” – Estudo exploratório. Análise Psicológica, Série XXVIII (3), 491-504.

Martins, A., & Calheiros, M. M. (2010). Construction of a Self-Complexity Scale for Adolescents (Working Paper No. 4/10). Lisboa: Centro de Investigação e Intervenção Social.

Calheiros, M.M. & Paulino, P. (2007). Construção e determinação das qualidades psicometricas do Questionário de Suporte Social Institucional na saúde (QSSIS). Laboratório de Psicologia, Vol. 5, nº1,17-33. (ISSN 1645-7927)

Calheiros, M. & Monteiro, M. (2007). Relações familiares e práticas maternas de mau trato e de negligência. Análise Psicológica, Série XXV(2), 195-211. (ISSN 0870-8231).
Batista, M., Paulino, P., & Calheiros, M. (2007). O Jogo dos Alimentos: Mudança Atitudinal Face à Alimentação e ao Sedentarismo em Crianças do Primeiro Ciclo. Análise Psicológica, Série XXV (2), 257-271. (ISSN 0870-8231).

Calheiros, M. & Monteiro, M. (2001). Contextos sócio-ecológicos do mau trato e negligência a crianças. Psicologia, Vol. xv, nº1, 117-145. (ISSN 0879-2049)

Calheiros, M. & Monteiro, M. (2000). Mau trato e negligência parental. Contributos para a definição social dos conceitos. Sociologia: Problemas e Práticas, nº34, 145-176. (ISSN 0873-6529)

Calheiros, M., (1998). Elaboração e Estudo de um Questionário de Avaliação de Maus-tratos e Negligência a Crianças. Revista Portuguesa de Psicologia, nº 33, 91-121.

Afonso, H., & Calheiros, M., (1992). Relação parental na situação de separação/divórcio conjugal. Psicologia, Vol. VIII, nº 2, 203-211.

Publicações em Actas de Congressos Internacionais
Graça, J., Oliveira, A., & Calheiros, M. M. (sub). Between the stomach and the conscience: Why don’t we minimize harm to the environment, public health, and animals, through our dietary choices?. In ?? & ?? (Eds.), Living Responsibly: Ethical Issues in Everyday Life (pp.??-??). Oxford: Inter-Disciplinary Press.

Calheiros, M., (2011). Crenças do senso-comum sobre as causas do mau trato em Portugal. Anais electrónicos do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualdades. Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador-BA.

Monteiro, M. B., Esteves, F. G., Calheiros, M. M., Feddes, A. R., Correia, R. S., Morais, M. R., Rodrigues, R., & Justo, M. (2009). Socio-cognitive models of social inclusion - preventing early inter-ethnic discrimination. Proceedings of the IRIS Conference Changing Practices in Inclusive Schools, Évora.

Calheiros, M., (2008). Program design and evaluation for at-risk children and youth: preventing developmental impairment. In C. Canali, T. Vecchiato, & J. K. Whittaker (Eds.), Assessing the evidence-based of intervention for vulnerable children and their families (pp.538-540). Padova: Fondazione Zancan. (ISBN 88-88843-24-8).

Rodrigues, L., Calheiros, M. & Santos, S.V. (2008). Short-term effects of Parental Risk Contexts in Infants’ Development. In C. Canali, T. Vecchiato, & J. K. Whittaker (Eds.), Assessing the evidence-based of intervention for vulnerable children and their families (pp.540-542). Padova: Fondazione Zancan. (ISBN 88-88843-24-8).

Santos, S.V., Calheiros, M. & Rodrigues, L. (2008). A new service for early development promotion in an emergency care setting. In C. Canali, T. Vecchiato, & J. K. Whittaker (Eds.), Assessing the evidence-based of intervention for vulnerable children and their families (pp.542-545). Padova: Fondazione Zancan. (ISBN 88-88843-24-8).

Martins, A. Calheiros, M. & Moleiro, C. (2008). New practices for youth’s residential care: promoting autonomy development. In C. Canali, T. Vecchiato, & J. K. Whittaker (Eds.), Assessing the evidence-based of intervention for vulnerable children and their families (pp.545-547). Padova: Fondazione Zancan. (ISBN 88-88843-24-8).

Moleiro, C., Garrido, M. & Calheiros, M. (2008). Implementation and development processes of a new service for long-term institutionalized youth. In C. Canali, T. Vecchiato, & J. K. Whittaker (Eds.), Assessing the evidence-based of intervention for vulnerable children and their families (pp.547-549). Padova: Fondazione Zancan. (ISBN 88-88843-24-8).

Publicações em Actas de Congressos Nacionais
Graça, J. & Calheiros, M. (2010). Autonomia e Autoridade em Contexto Escolar. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. xx-xx). Retirado de http://www.actassnip2010.com

Calheiros, M. & Patricio, J. (2010). Participação, Avaliação de Necessidades e Definição de Perfis de Jovens em Acolhimento Residencial. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. xx-xx). Retirado de http://www.actassnip2010.com

Calheiros, M. & Sá, I , (1995). Um Modelo de Intervenção em Situações de Abuso e Negligência. Um Estudo de Caso. In D. Silva, J. Barroso, J. Coias e R. Bruto da Costa (Orgs.). Os Jovens e a Justiça. Lisboa. APPORT.

Ramos, C., & Santos, F., França, M., & Calheiros, M. (1988). Formação de amas - Processo para o desenvolvimento de realidades convergentes. In Instituto de Apoio à Criança e Rede Europeia de Acolhimento de Crianças (REAC) (Orgs.). Trabalho com Amas - Creches Familiares. Pensar o presente, projectar o futuro (pp. 62-66). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Ramos, C., & Santos, F., França, M., & Calheiros, M. (1988). Selecção de amas - Que perfil, metodologias e práticas? In Instituto de Apoio à Criança e Rede Europeia de Acolhimento de Crianças (REAC) (Orgs.). Trabalho com Amas – Creches Familiares. Pensar o presente, projectar o futuro (pp. 57-61). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Lima, L., Calheiros, M., Bahia dos Santos, S., (1985). Métodos cognitivo-comportamentais na aprendizagem da leitura e escrita. In José Fernando A. Cruz, Leandro S. Almeida e Óscar F. Gonçalves (Eds.). Intervenção Psicológica na Educação (pp. 535-541). Porto, Associação Portuguesa de Licenciados em Psicologia.




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