Logo CIS-IUL
PT | EN

Programa Doutoral

Empty ImageO Programa Doutoral em Psicologia do ISCTE-IUL foi criado em 2000 sendo pioneiro na introdução de um componente curricular estruturado, a par de um intensivo componente de investigação individual. Inicialmente focalizado na Psicologia Social e das Organizações tornou-se, a partir de 2006, e no âmbito da reestruturação do ensino que se seguiu à aplicação do tratado de Bolonha em Portugal, num Programa em Psicologia devidamente acreditado pela agência nacional de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES).

O Programa Doutoral em Psicologia é da responsabilidade do Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas, constituindo a sua articulação com o CIS-IUL uma das suas mais importantes valências assim como a sua associação ao Laboratório de Psicologia Social e Organizacional. As sinergias entre estes diferentes parceiros conferem um dinamismo único às suas atividades, realizadas num ambiente científico estimulante e colaborativo, permitindo aos estudantes desenvolverem e reforçarem as suas competências científicas e académicas.

O Programa Doutoral em Psicologia pretende promover a autonomia e a excelência na investigação em Psicologia a um nível compatível com as exigências internacionais. Os alunos são incentivados a desenvolver projetos de investigação aplicados que abordem problemas sociais à escala nacional ou internacional, ou a aprofundar áreas de investigação fundamental e de desenvolvimento teórico.

No seu âmbito são oferecidas aos estudantes situações diversificadas de aprendizagem através da realização de atividades que promovem a partilha de saberes e a discussão regular do trabalho em progresso. Os estudantes beneficiam ainda do feedback construtivo de um consultor científico independente que regularmente acompanha o progresso da investigação realizada.

Incentiva-se igualmente a integração dos estudantes num conjunto alargado de redes internacionais formais e informais disponíveis através do CIS-IUL e do ISCTE-IUL, bem como a criação das suas próprias redes. A regular comunicação da investigação realizada aos pares e à sociedade é também incentivada, quer através da publicação em livros e revistas científicas, quer de apresentações em encontros científicos ou em seminários abertos à comunidade em geral. Grande parte dos projetos de investigação é desenvolvida em colaboração com equipas nacionais e internacionais. Muitos dos alunos são inclusivamente coorientados por conceituados especialistas internacionais e desenvolvem parte do seu projeto fora do país. Os estudantes são ainda encorajados a aproveitar oportunidades de aprendizagem em contexto internacional tais como a participação em escolas de verão internacionais, cursos específicos ou estágios em instituições internacionais.

O corpo docente do Programa Doutoral é extremamente qualificado e internacionalizado, com elevada produção científica em publicações de referência. Os orientadores internos estão altamente implicados na investigação, com projetos em áreas diversificadas da psicologia incluindo psicologia social, organizacional, ambiental, saúde, desenvolvimento, educação e comunitária, ciências cognitivas e investigação interdisciplinar. Trata-se de um conjunto de peritos numa variedade de metodologias de investigação que incluem desde estudos laboratoriais altamente controlados a estudo de campo ou envolvendo abordagens qualitativas.

O Programa tem vindo a atrair estudantes altamente qualificados e motivados, muitos deles apoiados com bolsas competitivas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Formação
Programa Doutoral
LISP


Logo CIS-IUL
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Telefone: +351 210 464 017
Fax : +351 21 046 41 74
Email: cis@iscte.pt
CIS-IUL © 2019. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: webXperience